Publicidade

Com 11 anos de dedicação à motovelocidade, Marcello Brasil (#24), da equipe Target Race, tem muito para comemorar em 2011. Ele acaba de se tornar, com uma etapa de antecedência, campeão do TNT SuperBike na categoria 600 SuperSport Pro. Após muita comemoração, o piloto revelou detalhes de sua carreira ao longo desses anos e falou sobre seu desempenho no maior campeonato de motovelocidade da América Latina.

“Lugar de correr é na pista e não nas ruas"

“Lugar de correr é na pista e não nas ruas"

Empresário, Marcello Brasil divide-se entre a adrenalina das pistas nos fins de semana e a vida agitada nos escritórios durante a semana. Ainda assim, ele acha tempo para se preparar para as etapas do SuperBike Series e curtir a família. “Durante os intervalos de corridas, faço treinos específicos de musculação e de condicionamento físico. Nos fins de semana, pego a minha bicicleta e aproveito para pedalar mais um pouco. Os exercícios aeróbicos me proporcionam condicionamento para suportar corridas como a de Campo Grande, que teve temperatura de 36ºC. Já os exercícios de musculação proporcionam força para domar a minha fera”, brinca o piloto #24.

Com cinco vitórias na temporada, o piloto paulista conta que começou a carreira participando de track days – evento no qual pilotos amadores e profissionais dividem a pista a fim de aprender mais sobre pilotagem –, em 2000. De lá pra cá, o piloto de 36 anos tem participações em diversos campeonatos e categorias, como o Campeonato Paulista, em 2001; o Brasileiro de Motovelocidade na categoria 500cc, em 2003; o APSBK, em 2009; as 500 milhas de Interlagos, em 2010; e o SBK Series, em 2011.

Publicidade

Marcello Brasil credita a boa fase em 2011 à sintonia com a equipe. Para ele, a quinta etapa do TNT SBK, em São Paulo, no dia 28 de agosto, foi especial. “Um marco para mim foi estar na Superpole em Interlagos. Esta é uma pista que favorece muito as motos de 1000cc e poder ser um intruso com a minha 600cc foi fantástico”, lembra.

Apaixonado pelo mundo das motos, Marcello Brasil revelou o que lhe atrai dentro das pistas. “A motovelocidade é uma grande paixão. Estar em cima de uma moto testando os meus limites contra os melhores pilotos do país na atualidade é muito gostoso”, disse. O dono da moto #24 ainda deu um aviso para as pessoas que fazem “pegas” nas ruas e que não se preocupam com a segurança. “Lugar de correr é na pista e não nas ruas. Para aqueles que não acreditam ser capazes, vai uma dica: comecei a andar em track days por convite de um amigo, depois da minha primeira experiência na pista, fiz cursos e fui me aperfeiçoando para logo depois começar a disputar as corridas. Naquela época não existia uma categoria de entrada como hoje temos – a categoria Stock. Os riscos de quem acelera na pista são muito menores do que quem co rre nas ruas”, frisou.

Sobre o desenvolvimento do motociclismo no Brasil, o piloto paulista acredita que o esporte tem pouca visibilidade e precisa de mais divulgação. “A grande dificuldade hoje é a falta da cultura do esporte. É preciso ter uma massificação das informações para que mais pessoas venham a participar das corridas e mais empresas se juntem àquelas que já estão dando o apoio. Existindo uma maior exposição, todos ganham, inclusive as empresas que acreditam no esporte”, disse.

Faltando apenas uma etapa do TNT SBK para encerrar a temporada — no dia 18 de dezembro, em Interlagos —, Marcello Brasil falou sobre suas expectativas para o ano que vem. “Para 2012 quero dar um salto de categoria e ir para a Superbike Pro. O gostinho de ser campeão dura muito pouco e, como tudo que é bom, queremos mais”, revelou o piloto da Target Race. Disposto a encarar o desafio, ele explicou o que precisa para se adaptar ao novo equipamento. “Como seria uma moto nova e uma categoria nova, também terei que me familiarizar com a nova potência (50% maior) e aprender as linhas para buscar o máximo da minha Superbike”.

Publicidade

Para finalizar, o campeão da 600 SuperSport Pro em 2011 não poupou elogios ao SuperBike Series. “A organização junto com a comissão dos pilotos (algo existente apenas no Superbike Series) está buscando muitas novidades para 2012 e estou ansioso para o ano que vem”, completou.

O SuperBike Series Brasil tem a realização da MotoSchool. Patrocínio de TNT, Pirelli, Mobil, Kawasaki, Dia-Frag, TNT Energy Drink, Alpinestars, Brembo, Shark. Apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo, São Paulo Turismo e ESPN Brasil.