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Em sua página pessoal em uma rede social, o piloto catalão Marc Coma (38) anunciou nesta quinta-feira (2/7) que está se aposentando das competições como piloto de motos, mas continuará ligado à competição que lhe deu notoriedade no mundo off road, passando a ser diretor desportivo da mais desafiadora competição fora da estrada do planeta, o Rally Dakar. Coma será o braço direito de Etienne Lavigne, sucedendo ao francês David Castera, que deverá voltar a competir no Dakar em 2016 como copiloto de um dos carros da Peugeot.

Marc Coma deixa de competir para atuar nos bastidores do Rally Dakar - imagem de divulgação KTM

Marc Coma deixa de competir para atuar nos bastidores do Rally Dakar – imagem de divulgação KTM

Veja a íntegra do comunicado de Mark Coma:

” Me retiro porque penso que é o momento certo. Depois de 12 dakares, 5 vitórias e 6 campeonatos do mundo, tenho que ser honesto comigo mesmo e com toda a gente, como vocês, que têm me apoiado durante todos esses anos. Menção especial a KTM, onde me senti sempre como em casa, e a todos os meus patrocinadores. A todos eles, muito obrigado. Como novo diretor desportivo do Rally Dakar, surgiu-me uma oportunidade de poder devolver de alguma forma tudo o que o Dakar me deu. Muito obrigado a todos. Sempre! – Marc Coma “

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O novo diretor desportivo fica assim a uma vitória do recordista, o francês Stéphane Peterhansel, na especialidade de motos do Rally Dakar, que nasceu no continente africano em 1979 e passou para a América do Sul em 2009.

Marc Coma mostra nos dedos o número de vezes em que foi campeão da maior competição off road do planeta - divulgação KTM

Marc Coma mostra nos dedos o número de vezes em que foi campeão da maior competição off road do planeta – divulgação KTM

“Nunca imaginei que esta oportunidade fosse possível e ainda preciso de tempo para assimilar tudo isto. No entanto, tenho um bom ‘feeling’ em relação à organização da prova e a Etienne”, afirmou o vencedor das duas últimas edições do Rali Dakar, na categoria das motos.

Os objetivos de Marc Coma sempre foram direcionadas apenas para uma corrida: o Rally Dakar. Desde a infância, com aproximadamente 8 anos, Coma já colecionava nas paredes do seu quarto, imagens dos campeões do Dakar e imitava os seus ídolos nas suas brincadeiras de criança, muito antes de dar os primeiros passos nas aventuras off road no mundo real.

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O sucesso chegou em 1995 com o título de campeão espanhol e campeão mundial de sub-23 em 1998. Conseguiu ainda ser 3º no campeonato espanhol em 2000 e segundo em 2001. Com estas conquistas provou o seu valor para estar entre os melhores e em 2002 chegou a oportunidade ao entrar no seu primeiro Dakar.

A sua performance chamou a atenção da KTM que o convidou para no ano seguinte correr por eles, sendo que em 2005 ficaria perto do seu sonho ao terminar o Dakar em 2.º. Seria em 2006 que o sonho de uma vida chegaria, com a vitória no Dakar. Mas Marc não abrandou com a sua vitória, repetindo o feito em 2009, tornando-se o primeiro a vencer na competição realizada fora de África. Voltaria a vencer em 2011 e ficou em 2.º em 2012, sendo obrigado a retirar-se em 2013 devido a lesão. Voltou a vencer em 2014 e em 2015 conquistou o pentacampeonato.

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Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.