93-marc-marquez-espdsc_4164-gallery_full_top_lg

Márquez vence no Japão e garante seu terceiro título na MotoGP™

O espanhol Márc Márquez ganhou seu terceiro título na categoria maior da motovelocidade, ao vencer com certa facilidade a corrida no Japão, que aconteceu no circuito de Motegi. O espanhol da Equipe Repsol Honda venceu “em casa”, com a ajuda dos rivais da equipe Movistar Yamaha, que abusaram dos erros e saíram da prova após quedas, Rossi logo no início e Lorenzo mais perto do final da prova._die2245_e-gallery_full_top_fullscreen

Na pole-position, Valentino Rossi largou e trouxe consigo Márquez e Lorenzo que ultrapassaram o italiano e se revezaram na ponta nas primeiras curvas. Aleix Espargaro (Team Suzuki Ecstar) também entrou na briga e ultrapassou Rossi, deixando claro que seria uma corrida bem disputada. Mas logo tudo se normalizou e os três – Lorenzo, Márquez e Rossi – conseguiram se firmar nas três primeiras posições como de costume.

O campeão só foi ameaçado nas primeiras voltas; liderança tranquila no quintal de casa

O campeão só foi ameaçado nas primeiras voltas; liderança tranquila no quintal de casa

Na terceira volta Márquez conseguiu passar Lorenzo e assumiu a liderança para não mais perdê-la até o final da prova. Rossi também passou Lorenzo, mas na quinta volta Rossi errou na entrada de uma curva e perdeu a frente da sua Yamaha, deixando para Lorenzo a difícil missão de adiar a terceira conquista do seu conterrâneo. Difícil mesmo, porque o espanhol da Honda estava muito concentrado e não deu margem a qualquer tentativa de avanço. Márquez consolidou a liderança, mas uma boa batalha se devolvia no segundo pelotão, com uma boa disputa entre Maverick Viñales (Team Suzuki Ecstar) e Cal Crutchlow (LCR Honda), além de Espargaró e Andrea Dovizioso (Ducati Team), este na terceira posição, mais perto de caçar Lorenzo.

Ao contrário do ano passado, Márquez não cometeu erros, manteve a calma e levou o terceiro título na categoria maior

Ao contrário do ano passado, Márquez não cometeu erros, manteve a calma e levou o terceiro título na categoria maior

‘A aproximação de “DesmoDovi” parece ter desconcentrado o combalido Lorenzo, que sofria com dores em virtude da queda nos treinos do dia anterior. E não deu outra. Lorenzo acabou errando também, caiu e parou na caixa de brita, deixando o caminho bem fácil para Márquez nas poucas voltas restantes. Dovizioso cruzou a linha de chegada na segunda posição e Viñales completou o pódio, com seu companheiro Espargaró muito próximo na quarta posição. Crutchlow foi o quinto, seguido de Pol Espargaró (Monster Tech 3), Alvaro Bautista (Aprilia Racing Team Gresini), Stefan Bradl (Aprilia Racing Team Gresini), Danilo Petrucci e Scott Redding.

Este é o terceiro título de Márc Márquez na MotoGP™ em quatro anos na categoria e seu quinto título mundial, ele que já foi campeão em 2010 na categoria 125 e campeão da Moto2™ em 2012. “Desta vez mantive mais o controle e a calma para não perder sair fora de tantas corridas como no ano passado e o resultado veio ainda antes do que eu esperava”, falou o sempre sorridente piloto espanhol, Márc Márquez.copyright-by-dorna



Sidney Levy

Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.