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Foto: Problema típico do rolamento da direção - Bitenca

Foto: Problema típico do rolamento da direção - Bitenca

A respeito do que o colega proprietário da sundown com vida propria relatou, gostaria de acrescentar que passei por situação parecida, fui prensado entre dois carros e o quadro foi amassado na traseira e dianteira, foi feito um alinhamento porco em uma autorizada daqui, mas não vem ao caso. Depois disso senti a moto muito dificil de pilotar, se eu passo por cima da faixa branca a moto joga para o lado, qualquer imperfeição no asfalto faz ela mudar de direção sozinha e é preciso fazer a diferença no braço pra segurar a moto. O problema é uma folga no rolamento da caixa de direção, pode apertar até estrangular que a folga continua, já passei por 5 oficinas ou mais que só trocam o rolamento e dizem que é só isso. O rolamento de rolete ameniza um pouco o problema mas não resolve. Eu mesmo já desmontei uma vez mas não consegui achar aonde é o problema, gostaria de saber a solução para pelo menos ir na oficina pra pedir exatamente o que fazer. Obrigado ao motonline pelo canal de informações. Wagner, 28, Cuiabá, MT.

Foto: Ducati Stoner, ele não anda na rua - Bitenca

Foto: Ducati Stoner, ele não anda na rua - Bitenca

R: Pois é Wagner. Um problema que costuma acontecer é quando se troca os rolamentos da direção e as pistas internas, que deveriam ser justas ao canote da direção vem com folga. O de baixo sempre tem um diâmetro maior e se forem colocados os dois iguais o problema aparece. Ao apertar o cubo, as esferas ou roletes ficam justos e sem folga mas acontece que o canote inteiro fica balançando dentro dessa folga, quando a porca que prende todo sistema começa a soltar por causa do esforço. Fatalmente a porca se solta e os movimentos parasitas se iniciam causando toda essa série de problemas. Se ao apertar a porca da mesa superior melhorar o problema, verifique as
condições das peças internas. Uma pista fora de medida pode estar causando isso.
Abraços.

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Estou namorando uma Shadow 750(bom sentido),e uma moto para viagem? Quando cruzamos com grandes caminhões, o vento causa um grande deslocamento neste dipo de moto ? Obrigado Edinilton, 45, Araxá, MG.

R: Edinilton, ao cruzar com uma carreta no sentido contrário sempre vai sentir um balanço por causa do deslocamento do ar, mas nada que desestabilize a sua moto. É bem controlável a situação, até porque esse tipo de moto prima pela
estabilidade em linha reta. Abraços.


Ola amigos tenho uma duvida, estou pretentendo adquirir uma CBR 600RR na troca da minha Hornet, mas mesmo ambas sendo 600CC, a diferença entre a potência em CV é de 18CC aproximadamente, portanto gostaria de saber, se existe muita diferença de uma para outra no sentido de conforto de pilotagem, desempenho tanto na cidade quanto na estrada, e se realmente a diferença de valor compensa o investimento na quesito se é muito mais moto mesmo ou não. Abraços a todos, e obrigado. Márcio, 33, Londrina, PR.

R: Depende Marcio, são motocicletas voltadas para mercados diferentes e específicos. A Hornet é uma moto feita para uso cotidiano, na cidade ou nas rodovias e procura oferecer uma experiência mais tranquila e relaxada ao pilotar. Oferece mais conforto, economia e versatilidade. Já a CBR 600RR é voltada ao público esportivo, que dá mais importância ao desempenho, mesmo que em detrimento do conforto, economia e versatilidade.
Perceba como é complicado a comparação de dois modelos aparentemente iguais. Na comparação precisamos definir antes se o produto em questão atende ao mesmo mercado e se tem preço compatível. Caso contrário a comparação não é válida.
Verifique em que categoria você se encaixa melhor e tome a sua decisão. Boa sorte,

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Ola Bitenca, atualmente tenho uma Honda tornado que uso para ir de casa para o trabalho, e da uma voltinha pela minha cidade. Estou querendo trocar por uma naked 600cc(hornet), mas estou na duvida se ela será a melhor opção, pois moro numa cidadezinha pequena que tem apenas 6.000 habitantes, as ruas são pavimentadas com paralelepípedos com quebra-molas gigantes a cada 100 metros, e muitas das ruas não tem pavimento e só terra e lama, será que estou fazendo a coisa certa ou vocês do motonline poderia me indicar uma outra categoria de moto. Obrigado. Rodrigo, 30, Rio do Pires, BA

R: Rodrigo, você deve ver em que condições você vai trafegar com sua moto, na maior parte do tempo e assim deve procurar uma que se adapte a seu uso. Você sabe que a Hornet é boa para a cidade e estradas de piso bem conservado.
Claro que ela suporta alguns trechos mais acidentados mas não como seu ambiente “preferido”. Se você fizer essa pesquisa e procurar um modelo que se adapte melhor ao tipo de piso da sua região acho que vai ser mais feliz.
Boa sorte.