Mercedes-Benz introduz sofisticadas tecnologias de segurança nos novos Classe E e Classe S

Mercedes-Benz introduz sofisticadas tecnologias de segurança nos novos Classe E e Classe S

Mercedes-Benz introduz sofisticadas tecnologias de segurança nos novos Classe E e Classe S

Sedãs da família Mercedes-Benz começam a receber uma sinergia especial de tecnologias de segurança para proporcionar mais “sentidos” e maior “inteligência”.

A Mercedes-Benz, por meio da introdução de um conjunto de sistemas novos ou aprimorados, está acrescentando um novo capítulo a sua longa trajetória na área de segurança para automóveis. Seus especialistas estão mais focados do que nunca em evitar colisões de trânsito e reduzir a gravidade dos acidentes com sistemas de auxílio ao motorista.

Diversos componentes – que serão apresentados no novo Classe E (que chegará ao Brasil no primeiro semestre do próximo ano) e nos modelos 2009 do Classe S (já disponível no País) – deverão desempenhar um papel ainda mais crucial para a segurança dos automóveis da marca.

As novas tecnologias sofisticadas de segurança proporcionam aos automóveis Mercedes-Benz mais “sentidos” e maior “inteligência” possibilitando que eles façam parte do processo “pensante” – automóveis que podem “ver”, sentir e agir de forma autônoma.

Assim como no caso das invenções já testadas e confiáveis da Mercedes-Benz – como os sistemas ABS, ESP®, Brake Assist e PRE-SAFE® – os novos sistemas de assistência foram ajustados com base em dados de acidentes reais. A meta é evitar tipos extremamente freqüentes de colisões, bem como colisões com graves conseqüências, levando em consideração as causas dos acidentes: distância de outros veículos, velocidade, sonolência, escuridão e saída da pista.

Para alcançar esses objetivos, a Mercedes-Benz, pela primeira vez, está usando câmeras juntamente com sensores por radar. Essas câmeras de longo alcance monitoram a área em torno do automóvel e conseguem interpretar situações críticas. O sistema ajuda a manter o carro com segurança na pista, detectando sinais de limite de velocidade, controlando os faróis juntamente com a situação momentânea de direção e melhorando a visibilidade no escuro.

ATTENTION ASSIST: sistema de detecção de sonolência
Graças a uma nova tecnologia, os futuros modelos Mercedes-Benz irão dispor de um sensor aguçado do grau de consciência dos motoristas. Sua meta é detectar sonolência com antecedência, de forma a avisá-los antes que durmam momentaneamente. De acordo com estudos científicos, um quarto de todos os acidentes graves em estradas é causado pela sonolência dos motoristas.

O ATTENTION ASSIST (assistência quanto à atenção) está equipado com sensores altamente sensíveis que monitoram o comportamento do motorista, a situação da direção e mais de 70 parâmetros. Ao fazê-lo, o sistema consegue detectar quando a concentração do motorista começa a diminuir. O monitoramento permanente é importante para perceber a transição oscilante do estado de consciência ao de sonolência e para avisar o motorista no estágio inicial. Além da velocidade, da aceleração lateral e da aceleração longitudinal, o sistema observa o uso do pisca-pisca e dos pedais, bem como certos inputs dos controles e influências externas, tais como ventos laterais e irregularidades da estrada, por exemplo.

Se o sistema ATTENTION ASSIST detectar os indicadores típicos de sonolência, ele avisa o motorista emitindo um sinal sonoro e apresenta uma mensagem intermitente no display: “ATTENTION ASSIST. Break! Este sistema será um item de série para o novo Classe E e para os modelos 2009 do Classe S.

Adaptive Highbeam Assist: faróis que se adaptam à situação de direção
O novo Classe E será o primeiro automóvel no mundo a possuir faróis que se adaptam automaticamente à situação de direção. O Adaptive Highbeam Assist é um sistema que detecta os veículos que vêm em sentido contrário ou que estejam se movendo à frente com luzes acesas e ajusta os faróis continuamente, de forma a sempre proporcionar o melhor alcance da iluminação possível, sem atrapalhar outros motoristas. Dessa forma, o alcance do farol baixo pode ser aumentado do nível normal, de 65 metros, para até 300 metros. Se a estrada à frente estiver livre, o sistema discretamente muda para farol alto.

A Mercedes-Benz desenvolveu ainda mais seu sistema Night View Assist (auxílio para visão noturna), que ilumina um longo trecho da estrada à frente utilizando luz infravermelha invisível. A segunda geração desse sistema apresenta uma função especial de detecção de pedestres: logo que o sistema detecta pedestres à frente do automóvel, eles aparecem destacados no mostrador.

Lane Keeping Assist: um alerta se o carro sair da pista
O Lane Keeping Assist (assistência para manter-se na pista), outro avançado sistema de assistência desenvolvido pela Mercedes-Benz, pode impedir acidentes causados por saídas do carro da pista. As câmeras monitoram permanentemente o alinhamento do automóvel com a via e informações recebidas dos controles operados pelo motorista, permitindo que o sistema detecte quando o carro sai da pista acidentalmente e se há risco de acidente. Se for o caso, o sistema avisa o motorista com antecedência, advertindo-o para esterçar no sentido contrário.

Diferentemente de outros sistemas convencionais desse tipo, o sistema de assistência da Mercedes-Benz também avalia as ações do motorista e, ao fazê-lo, pode discernir se o carro deixou sua pista intencionalmente ou acidentalmente.

Speed Limit Assist: uma câmera de olho nos sinais de trânsito
Esse novo sistema de assistência lembra o motorista do limite de velocidade que está em vigor. A câmera do pára-brisa detecta a sinalização (placas de trânsito) conforme o carro vai avançando e a repete no display do velocímetro. O motorista, portanto, fica sempre ciente do limite de velocidade do trecho em que está, o que permite que ele trafegue de acordo com a indicação de cada via