Michelin aposta em nova construção para Phillip Island

Michelin aposta em nova construção para Phillip Island

Michelin aposta em nova construção para Phillip Island

Na esperan‡a de recuperar da decep‡Æo de Motegi, em que nÆo conseguiram converter os resultados da qualifica‡Æo seca num p¢dio molhado, a Michelin est  a preparar-se para Phillip Island com continuado desenvolvimento da sua nova constru‡Æo de pneus para Valentino Rossi e Nicky Hayden.

A constru‡Æo mais dura dos traseiros de 16,5″ e dos frontais de 16″ viu melhorias em termos de aderˆncia lateral e trac‡Æo, algo que se reflectiu nas melhorias dos resultados nos treinos para os homens da marca francesa. Jean-Philippe Weber, directo do departamento de competi‡Æo em duas rodas da Michelin, acredita que o mais recente progresso pode ser essencial para Phillip Island.

“Estamos desejosos por ver como ‚ que a nossa mais recente constru‡Æo do pneu traseiro funciona em Phillip Island. Todos os nossos pilotos gostam deste pneu,” explica Weber. “O Dani Pedrosa nÆo o usou no Estoril, quando terminou em segundo atr s do Valentino, mas usou-o em Motegi, onde foi o mais r pido em todas as sessäes. O pneu ‚ melhor em termos de aderˆncia lateral e tamb‚m d  melhor trac‡Æo, por isso o piloto pode acelerar mais cedo. Tamb‚m melhor mos o potencial de
aquecimento dos pneus nos £ltimos meses.”

“Acreditamos que a nova constru‡Æo vai funcionar bem em Phillip Island, apesar de nos devermos apresentar com uma oferta de dois ter‡os deste tipo de pneu e um ter‡o da antiga constru‡Æo porque, dependendo do composto, a constru‡Æo antiga pode funcionar melhor em algumas condi‡äes.”

“Tamb‚m temos dois novos perfiles de frontais, um que demos aos nossos pilotos no teste p¢s Brno em Agosto, e outro que o Nicky Hayden e o Colin Edwards testaram pela primeira vez em Motegi. Este £ltimo pneu tem ligeira diferen‡a de desenho para dar mais contacto e aderˆncia lateral, por isso deve funcionar bem nas longas curvas de Phillip Island, at‚ mesmo melhor que em Motegi onde as curvas sÆo mais pequenas.”

A Michelin colocou dois pilotos no p¢dio no ano passado na Austr lia, uma pista muito exigente para pilotos e fabricantes de pneus.

“Phillip Island ‚ o maior desafio do ano para os fabricantes de pneus,” diz Weber. “Isto porque o desenho do tra‡ado ‚ muito exigente com os pneus, produzindo as mais elevadas temperaturas de funcionamento da temporada de MotoGP. A pista ‚ dominada por v rias esquerdas longas e r pidas em que os pilotos rodam a grande velocidade e com muita acelera‡Æo, por isso o calor aumenta muito do lado esquerdo. A curva para a recta da meta e a sa¡da do Southern Loop sÆo provavelmente
os locais em que o pneu mais aquece.”

“O circuito tamb‚m ‚ muito assim‚trico, com poucas direitas, o que ‚ mais um desafio, especialmente com as condi‡äes climat‚ricas a poderem ser muito frias nesta altura do ano, pelo que vamos necessitar de boa presta‡Æo em termos de aquecimento, especialmente do lado direito do pneu e de manhÆ. Finalmente, o tempo pode ser muito imprevis¡vel, como aconteceu no ano passado, o que torna tudo ainda mais complicado.”