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A Michelin apresentou na semana passada novas linhas de pneus para motocicletas de baixa e média cilindrada. Conhecida pelos produtos para motos esportivas e de alta cilindrada, a marca francesa vem agora com força para competir também no mercado de médias e baixas cilindradas. São cinco os novos produtos da Michelin:

Michelin Pilot Power3

Michelin Pilot Power3

  • Pilot Street Radial – pneu para motocicletas de média cilindrada, utilizadas principalmente no circuito urbano;
  • Pilot Street – pneu para motocicletas de baixa cilindrada, utilizadas principalmente no circuito urbano;
  • Power Supersport – pneu para motocicletas esportivas, utilizadas em estradas, circuito urbano e pistas;
  • Pilot Power 3 – pneu para motocicletas esportivas, utilizadas principalmente em estradas ou circuito urbano;
  • Anakee III – pneu para grandes motocicletas trail, utilizadas sobretudo em estradas.

A grande diferença dos novos Michelin para outros pneus desta classe é a forma de construção. Já são conhecidas pelo público consumidor a diferença de um pneu diagonal para um pneu radial, principalmente nos automóveis. O método de construção é tal que a orientação dos fios de reforço são orientados no sentido do raio da roda (por isso radiais) e nos pneus convencionais os fios são orientados diagonalmente sobre a banda de rodagem.

A tecnologia radial já foi consagrada nos automóveis e motos de grande cilindrada

A tecnologia radial já foi consagrada nos automóveis e motos de grande cilindrada

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Nas motos de grande cilindrada (maior que 600cc) esse tipo de pneu já é utilizado na maioria das aplicações. Mas nas motos de 250 e 300 cc esse tipo de pneu ainda não havia no mercado. Este é o maior lançamento do segmento Duas Rodas já realizado pela Michelin na América do Sul. A grande novidade será toda a transferência da tecnologia oferecida nos pneus de alta cilindrada para os de média e baixa cilindrada”, afirma Rogério Cortes, Diretor de Marketing e Vendas de Pneus para Motocicletas Michelin América do Sul.

Pilot Street Radial é o primeiro pneu desse tipo fabricado para motos de 250 - 300 cilindradas

Pilot Street Radial é o primeiro pneu desse tipo fabricado para motos de 250 - 300 cilindradas

Com durabilidade 30% maior que seu principal concorrente, comprovada por testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o novo pneu radial serve na maioria das motos de 250 e 300 cilindradas – não há ainda medida compatível com a Yamaha Fazer. Desde 1984 esse tipo de pneu vem sendo desenvolvido por vários fabricantes e hoje é comprovada a diferença em segurança, durabilidade e estabilidade que esse tipo de pneu proporciona aos motociclistas. E por que não nas motos menores? O atual lançamento coloca a Michelin como pioneira nesse sentido.

E o Motonline pode comprovar na pista do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) as qualidades desse novo pneu. A melhora da performance da moto como um todo é significativa. Estabilidade sobre piso irregular, maior facilidade em entrar e sair de curvas (inclinação), maior tração no contorno das curvas e mais estabilidade tanto na aceleração quanto nas frenagens.

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Pilot Street para motos de 125 e 150 cc - carcaça convencional usa tecnologia das motos de grande cilindrada para o perfil e compostos de borracha

Pilot Street para motos de 125 e 150 cc - carcaça convencional usa tecnologia das motos de grande cilindrada para o perfil, ranhuras e compostos de borracha

A afirmação de Rogério Cortes, Diretor de Marketing e Vendas de Pneus para Motocicletas da Michelin América do Sul resume bem o lançamento: “A grande novidade é a transferência da tecnologia oferecida nos pneus de alta cilindrada para os de média e baixa cilindrada”. Cortes se referiu também à importância dos pneus radiais para motos pequenas de 125 e 150 cc, além dos radiais para as 250 e 300 cilindradas.

O novo pneu Pilot Street segue a tecnologia atual dos pneus das motos de grande cilindrada no que diz respeito ao perfil, que favorece estabilidade em linha reta e facilidade nas entradas e saídas de curva. A área de contato é maior quando a moto está inclinada para oferecer mais tração em condições desfavoráveis. Isso resulta em maior segurança também.

Quanto ao composto de borracha, ele potencializa a capacidade de aderência e a durabilidade. Os novos pneus foram desenvolvidos no centro de tecnologia da Michelin na França e, segundo testes do Instituto Mauá de Tecnologia, o Pneu Pilot Street também proporciona aumento de 30% na durabilidade, comparando ao pneu do principal concorrente do mercado.

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Dimensões do pneu Pilot Street

Dimensões do pneu Pilot Street

As pesquisas focaram em três aspectos principais no desenvolvimento desse novo pneu:

1 – Banda de rodagem com poucos recortes no topo da banda do pneu, que aumenta a sua durabilidade;

2 – Sulcos maiores na parte dos ombros, para incrementar a aderência em pistas secas e molhadas, principalmente em curvas mais acentuadas;

3 – Camadas de revestimento com poliéster HMLS, que une alta rigidez, força de frenagem e flexibilidade na absorção de impactos, maximizando o conforto aos usuários.

Os pneus para as motos maiores receberam sua dose de tratamento também. No caso das super esportivas, o pneu Michelin Power SuperSport é destinado a motociclistas que passam metade do tempo na estrada ou em circuito urbano e metade na pista. O destaque é para a evolução da tecnologia 2CT para 2CT+. Essa nova tecnologia 2CT+ proporciona melhor aderência e tração ao pneu traseiro, principalmente em saídas de curva sobre forte aceleração.

A tecnologia 2CT+ oferece 40 % da área de contato nas bordas e 20% na parte central - O composto mais mole (2) fica sobreposto ao composto duro (3) para manter as qualidades estruturais da carcaça

A tecnologia 2CT+ oferece 40 % da área de contato nas bordas e 20% na parte central - O composto mais mole (2) fica sobreposto ao composto duro (3) para manter as qualidades estruturais da carcaça

Já o Pilot Power 3 foi criado para motocicletas esportivas, mas destinado para uso na estrada (85%). Também proporciona boa estabilidade na pista e a melhor aderência em piso molhado, sem abrir mão da durabilidade que resulta 20% superior ao Michelin Pilot Power 2CT. Esse produto também recebeu a nova tecnologia 2CT+ que consiste em manter sob a camada mais mole do ombro do pneu o composto mais duro, para manter as qualidades estruturais da carcaça ao mesmo tempo em que oferece maior aderência.

O pneu Anakee foi renovado também. Agora com o nome Anakee III. Esse pneus equipa 80% das motocicletas BMW R 1200 GS modelo 2013 que saem de fábrica.

O novo pneu Anakee III conta com ranhuras especiais para uso na terra - boa característica auto limpante da massa de terra que costuma cobrir as ranhuras

O novo pneu Anakee III conta com ranhuras especiais para uso na terra, que tem boa característica auto limpante da massa de terra que costuma cobrir os sulcos

Dimensões do pneu Anakee III

Dimensões do pneu Anakee III

O desenho representa um avanço em relação aos padrões existentes nessa categoria e promete aproveitar melhor a performance das últimas gerações de motocicletas big trail. Eles são destinados para uso em estradas (90%) e ocasionalmente em uso off-road (10%).

Os novos pneus foram desenvolvidos no Brasil para venda em todo mundo. Parte para novos mercados, notadamente o de média e baixa cilindradas, e promete mudar o cenário. Os novos pneus estarão disponíveis nas lojas a partir de junho de 2013.