Publicidade

CityPro_SmallEm uma rotina onde os pequenos acidentes fazem parte, tentar reduzir estes riscos é uma constante. Com foco totalmente voltado aos motociclistas profissionais, a Michelin apresenta seu novo pneu City Pro, que promete maior resistência a perfurações, mais durabilidade e melhor desempenho na chuva.

Cortes: produto melhor, mais durável e seguro

Cortes: produto melhor, mais durável e seguro

Destinado exclusivamente ao segmento street de até 150cc, a Michelin acerta no potencial ao lançar seu novo pneu. Afinal, este segmento inclui CGs, YBRs e outras motos assemelhadas e representa cerca de 50% da frota de motocicletas que circulam em todo o Brasil. Isso significa cerca de 10 milhões de motocicletas que podem precisar de pneus novos.

Interessante notar que a Michelin realizou investimentos para desenvolver pneus para este segmento, mas ela não parece ter intenção de causar muito incomodo no mercado, hoje dominado pela Pirelli. “O City Pro é um produto importado e custará cerca de 8% mais caro do que seus concorrentes, mas ele de fato oferece mais aos consumidores. Por isso não pretendemos dominar a reposição neste segmento”, informa Rogério Cortes, diretor de marketing e vendas de pneus para motocicletas da Michelin América do Sul.

Publicidade

Apresentado numa ampla gama de tamanhos e medidas, a nova linha City Pro foi desenvolvida para uso urbano diário e busca atender à algumas das necessidades dos profissionais do guidão – mototaxistas e motofretistas -, que circulam muitos quilômetros todos os dias e sempre com cargas a mais e também passageiros. “O pneu é o único ponto de contato de um veículo com o solo e no caso da motocicleta isso sensibiliza ainda mais a questão da segurança, da resistência e da durabilidade”, explica Rogério.

Mais camadas de borracha, mais durabilidade e maior resistência à perfuração

Mais camadas de borracha, mais durabilidade e maior resistência à perfuração

A Michelin aplica a este pneu a combinação de três lonas de proteção reforçadas na coroa do pneu – chamada de “Michelin Puncture Resistance”, ou Resistência à Perfuração, que no City Pro resulta ser 20% maior do que seu concorrente mais próximo. Além disso, ele pode rodar no mínimo 10% a mais de quilometragem que as demais marcas de pneus. Os testes realizados por institutos independentes podem comprovar estes dados. Na apresentação do novo pneu, a Michelin proporcionou à Imprensa uma rápida experimentação do produto que calçava algumas motos – Titans e YBRs. No entanto, não foi possível verificar a eficiência do novo produto.

Publicidade

Segundo Cortes, a prioridade da marca está presente também neste novo pneus. “É  que chamamos na Michelin de Total Performance, onde a segurança, o prazer em dirigir e a durabilidade devem estar claramente presentes nos nossos produtos e o City Pro não é exceção e apresenta além da maior durabilidade e resistência a perfurações, também a melhor aderência em piso molhado”, afirma Cortes.

Teste prático: é preciso mais tempo e condições mais adequadas

Teste prático: é preciso mais tempo e condições mais adequadas

O Michelin City Pro foi submetido a testes independentes com 48 motos que percorreram 440.000 km e menos de 5% dos pneus apresentaram alguma perfuração. O City Pro traz três camadas reforçadas de lona e uma camada de borracha abaixo da banda de rodagem. Além disso, a parte interna do pneu é revestido com composto de borracha mais liso e que não atrita com a câmara de ar, evitando desgaste da câmara e vazamentos ar.

A durabilidade maior foi obtida a partir da combinação de borrachas de longa durabilidade. Segundo a Michelin, quando comparada ao seu antecessor (o pneu M35), o City Pro demonstrou durante os testes independentes que pode durar uma média de 20.000 km a mais. E no item aderência, o Michelin City Pro tem a taxa de recorte de 32%, ou seja, os sulcos são maiores e mais numerosos, vão do centro da banda de rodagem às bordas e permitem melhor dispersão de água. Além disso, a aderência em curvas é mais eficiente por conta do seu design diferenciado, com uma proporção de blocos e sulcos que varia de 30%, no centro, até 35%, nas bordas.

Publicidade

O Michelin City Pro estará disponível nos revendedores da marca em nove dimensões para pneus entre 16 e 18 polegadas e classificação de velocidades que variam de “P” (até 150 km/h) à “S” (180 km/h). Confira a galeria com alguns gráficos e mais informações.

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.