Publicidade

A Michelin apresentou no SalÆo Internacional de Paris, que termina dia 10 de outubro, id‚ias inovadoras de pneus que confirmam a proposta da empresa em promover, na pr tica, a melhoria cont¡nua da mobilidade das pessoas e dos bens. Em todas elas, a novidade fica por conta do aspecto estrutural, uma vez que consistem em solu‡äes nÆo-pneum ticas. Desenvolvidas nos centros de pesquisa do grupo, as linhas de pneus Michelin Airless, Michelin Tweel e Michelin Active Wheel prometem revolucionar a ind£stria em todo o mundo.

“Avan‡amos seriamente no estudo destas solu‡äes, que representam um grande salto tecnol¢gico e devem chegar ao mercado em um prazo de 15 anos”, explica Didier Miraton, diretor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Michelin. Ele afirma que o modelo tradicional de pneus radiais ainda ter  vida longa, mas ressalta o pioneirismo e o compromisso da empresa no aprimoramento constante da performance dos produtos: “Estamos sempre buscando alternativas para reduzir as distƒncias de frenagem, a resistˆncia … rodagem e os n¡veis de ru¡do, elevando a aderˆncia e ampliando a durabilidade dos pneus”.

O Michelin Airless ‚ um pneu que nÆo necessita ser inflado, nÆo fura e dispensa manuten‡Æo. Ideal para ve¡culos de passeio e motocicletas, possui estrutura radial colada a uma banda de rodagem feita de borracha. Em caso de desgaste, a banda de rodagem, concebida para ter a mesma durabilidade do ve¡culo, dever  apenas ser recapada.

J  o Michelin Tweel – nome criado a partir da contra‡Æo das palavras “Tire” (pneu) e “Wheel” (roda) – constitui-se de uma banda de rodagem feita de borracha, unida ao eixo por meio de raios flex¡veis. Trata-se de um conjunto £nico de roda e pneu extremamente resistente e que tamb‚m nÆo necessita de ar. Com montagem facilitada e … prova de furos, sua aplica‡Æo serve tanto para ve¡culos militares como para pequenas m quinas de engenharia civil ou cadeiras de rodas.

Publicidade