Publicidade

A Michelin irá fornecer uma roda especialmente projetada para equipar a última geração de veículos lunares da Nasa. Feita de materiais compostos patenteados, esta inovação tecnológica permitirá aos veículos manter a mobilidade em terrenos difíceis e condições extremas.

Desenvolvido nos Centros de Pesquisa da Michelin na Europa e na América do Norte, o conjunto pneu/roda com suporte estrutural ajudará a Nasa a solucionar problemas de mobilidade durante as missões lunares – tripuladas ou não – previstas para a próxima década.

Baseado no conjunto Michelin TWEEL®, o Michelin Lunar Wheel é capaz de manter flexibilidade e pressão constantes em contato com o solo, permitindo que os veículos lunares enfrentem o piso arenoso e as crateras do solo lunar.

O Michelin Lunar Wheel tem peso reduzido, com capacidade de carga elevada. Ele é 3,3 vezes mais eficiente do que os pneus Apollo Lunar Rover, usados nas missões Apolo. Fruto de uma parceria entre a Michelin, a Universidade de Clemson e a Milliken & Company, a banda de rodagem têxtil do Michelin Lunar Wheel garante tração ao veículo mesmo em temperaturas muito baixas.

Publicidade

O Michelin Lunar Wheel passou por testes de terreno no Havaí, como parte do programa de avaliação e de testes lunares analógicos da Nasa. O terreno, a distribuição de rochas e a composição do solo da do local oferecem uma simulação de alta qualidade da região dos polos lunares.

Parceiros de longa data, a Michelin tem fornecido pneus para a Nasa há mais de 20 anos.