Publicidade

A Michelin anunciou que equipar  com o PAX System dois ve¡culos que serÆo lan‡ados em 2004 pela Honda e Nissan, no mercado norte-americano.

 a primeira vez que a Michelin emprega essa tecnologia em ve¡culos de marcas japonesas destinados ao p£blico dos Estados Unidos. Na Europa o sistema j  ‚ item de s‚rie do Rolls Royce Phanton e do Renault Sc‚nic e opcional nos Audi A6 e A8.

O PAX System foi lan‡ado pela Michelin em 1998 e permite ao motorista rodar at‚ 200 quil“metros com o pneu furado, a uma velocidade de 80 km/h. O sistema garante seguran‡a aos ocupantes do autom¢vel, pois evita que a perda brusca de pressÆo de um pneu provoque uma capotagem e ainda elimina a necessidade de parada para uma troca imediata.

A boa reparti‡Æo dos esfor‡os e a presen‡a da s¡lica permitem melhor aderˆncia em pisos seco e molhado, al‚m de oferecer menor resistˆncia ao rolamento. Gra‡as a isso, o PAX System economiza combust¡vel, favorecendo o meio ambiente.

Publicidade

O PAX System tamb‚m significa um grande avan‡o para as montadoras, pois, com a elimina‡Æo do estepe, elas podem projetar ve¡culos mais leves e com espa‡o interno maior. Conceitualmente, o PAX System utiliza um pneu de engate vertical e indissoci vel … roda, com flancos mais curtos. Tamb‚m compäe o sistema um apoio de borracha, que suporta o peso do ve¡culo em caso de perda de pressÆo dos pneus. A roda ‚ assim‚trica para que o apoio de borracha respons vel pela sustenta‡Æo do autom¢vel seja inserido com mais facilidade. Um sistema de monitoramento alerta o condutor sempre que um pneu sofrer qualquer altera‡Æo de pressÆo.

A Michelin fabrica e vende pneus para todo tipo de ve¡culo, incluindo motocicletas, aviäes, autom¢veis, caminhäes e “nibus, bicicletas, tratores, caminhäes de terraplanagem, equipamentos que utilizam rodas e os “nibus espaciais da NASA. A Michelin tamb‚m desenvolve sistemas de liga‡Æo ao solo e publica guias de viagem, mapas e atlas de v rias regiäes do mundo.

Sediada no Rio de Janeiro, a Michelin Am‚rica do Sul emprega 6.000 funcion rios, possui 2 planta‡äes de seringueiras no Brasil e opera 5 f bricas que produzem pneus de autom¢veis, pneus de carga, cabos e aros de a‡o.