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Pilot road 3: mais segurança nas frenagens em piso molhado

Pilot road 3: mais segurança nas frenagens em piso molhado

 

A Michelin apresenta para o mercado brasileiro o pneu Pilot Road 3 que se destaca pela melhor aderência em pista molhada e maior durabilidade em sua vida útil. O Pilot Road 3 teve seu lançamento na Europa no mês de março e é destinado às motocicletas do segmento sport touring. Segundo os executivos da Michelin, ele representa a evolução do pneu Pilot Road 2, considerado referência para o segmento.

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O novo pneu faz parte da estratégia de inovação permanente seguida pela Michelin. “As montadoras exigem novos pneus para que se possa tirar todo o proveito das novas motocicletas”, explica Marco Moretta, diretor de marketing e vendas da Michelin para Brasil e América Latina. “A inovação que conseguimos apresentar hoje para pneus de alta performance para motocicletas grandes, rapidamente chegará aos segmentos de motocicletas menores”, argumenta Moretta.

A área de engenharia e desenvolvimento da Michelin buscou soluções para viabilizar um pneu com performance equilibrada em pista seca, úmida ou molhada. “Queríamos manter a boa performance em pista seca e melhorar sensivelmente o desempenho em pista molhada, sem perder em durabilidade”, fala Flavio Santana, engenheiro de produto da Michelin. “O resultado é o Pilot Road 3”, complementa Santana.

Os testes finais de performance do novo pneu foram realizados pela Dekra – empresa líder na Europa em teste de segurança de veículos automotores e líder mundial em inspeção técnica veicular. A conclusão dos testes comprovou que a distância de frenagem em pista molhada foi reduzida cerca de 2,5 metros (veja nota explicativa sobre as condições dos testes), quando comparado ao seu antecessor. Outra característica importante do novo pneu Pilot Road 3 é a durabilidade 4% maior que o Pilot Road 2.

Recortes, sulcos e furos: corta, armazena e escoa, como um piscinão

Recortes, sulcos e furos: corta, armazena e escoa, como um piscinão

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Os executivos da Michelin explicam que este resultado foi possível graças a integração de duas grandes tecnologias: Michelin XST (“X” Sipe Technology – Tecnologia de Recortes)  e Michelin 2CT (Two Compound Technology – Tecnologia de Dupla Composição). O desenho do pneus combina recortes (mais finos) e sulcos (mais largos), além de incluir poços (furos), que tem a mesma profundidade. “Os recortes cortam a lâmina d’água, os poços armazenam a água e os sulcos escoam a água, como se fosse um piscinão nas grandes cidades para evitar inundações”, explica Santana.

A durabilidade maior vem da profundidade igual de todos os recortes, sulcos e poços, que permitem manter a performance do pneus por mais tempo. “É comum um pneu desgastar no meio e ficar intacto nas laterais”, exemplifica Santana. Outro segredo desta longevidade é o composto mais duro no meio e mais mole nas laterais.

O novo pneu Michelin Pilot Road 3 já está disponível nas concessionárias da marca em todo o Brasil e o preço sugerido de lançamento é de R$1.260,00 o par no estado de São Paulo.

Nota* – Teste de distância de frenagem de MICHELIN Pilot Road 3 comparado com o MICHELIN Pilot Road2, realizado em pista molhada pelo DEKRA Test Center em janeiro de 2011, nas dimensões 120/70 ZR 17 e 190/50 ZR 17 (comparação de distância de frenagem para um teste de frenagem feito a 50 km/).

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