Publicidade

A ação está sendo realizada em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro

A Michelin lança dia 5 de abril, no Centro Interescolar Estadual Miécimo Silva, no Rio de Janeiro, a versão virtual do jogo educativo “Na Pista do Melhor Caminho”, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Com o objetivo de reforçar os conhecimentos sobre normas, riscos e dispositivos de segurança no trânsito para jovens que estão prestes a obter sua carteira de motorista, a versão virtual do jogo “Na Pista do Melhor Caminho” foi desenvolvida para tratar questões relacionadas à mobilidade, a partir de conceitos de responsabilidade social.

“Na Pista do Melhor Caminho” é um jogo de estratégia. Para vencer, basta somar 18 pontos antes do adversário. Para conseguir a pontuação, deve-se chegar aos alvos da missão e responder corretamente às perguntas das Casas Michelin.

Publicidade

O projeto piloto do jogo servirá como ferramenta pedagógica para, inicialmente, cerca de 55 escolas estaduais, sensibilizando aproximadamente 50 mil estudantes, segundo a Secretaria de Educação. O jogo também será igualmente aplicado nas escolas do SESI.

“Usar a tecnologia para conscientizar os jovens sobre a importância de ser prudente no trânsito foi uma grande e acertada aposta da Michelin. O computador e a internet fazem parte da rotina de todos eles, o que por si só já representa um grande fator de motivação pra que os alunos se divirtam e, ao mesmo tempo, recebam informações importantes”, afirma a Secretária de Estado de Educação, Tereza Porto.

Desde o dia 22 de março, os alunos do 1º ao 3º ano estão jogando nos computadores da escola para acumular pontos. Os estudantes com as 10 maiores pontuações disputarão a final no dia 5 de abril. Os cinco vencedores ganharão um passeio por três pontos turísticos presentes no mapa do jogo: Corcovado, Pão de Açúcar e Jardim Botânico, onde a Michelin patrocina o ”Jardim Sensorial”, além de um almoço.

O jogo “Na Pista do Melhor Caminho” foi idealizado inicialmente no formato de tabuleiro, levando em conta os dados preocupantes sobre o trânsito no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Educação de Trânsito (Abetran), em 2007 foram mais de 15 mil vítimas fatais e cerca de R$ 105 milhões gastos com acidentes de trânsito. Ao contrário do que se pensa, apenas 6% dos casos são consequências da má conservação das vias. As falhas humanas são a causa de 64% dos acidentes e os outros 30% restantes têm origem em problemas mecânicos.

Publicidade

Dirigir sob efeito de álcool e substâncias entorpecentes, trafegar em velocidade inadequada ou desatentos são os principais fatores de risco. No Rio de Janeiro, por exemplo, 41% dos acidentes são causados por excesso de velocidade, seguido de São Paulo (28%) e Brasília (21%).

O jogo de tabuleiro é hoje difundido por meio de uma parceria com o Instituto Unibanco, que o aplica em 29 escolas. A proposta dessa versão virtual é que a difusão seja ainda maior, pois além das escolas, qualquer pessoa pode fazer o “download” nos sites da Michelin (www.michelin.com.br), da Secretaria de Educação (www.conexaoaluno.rj.gov.br e www.conexaoprofessor.com.br) e do DETRAN (www.detran.rj.gov.br).

Esta ação faz parte das prioridades do processo de desenvolvimento sustentável da Michelin, que visa, dentre outras ações, a desenvolver projetos que contribuam para uma mobilidade mais limpa, econômica e segura. Desde 2003, o Grupo Michelin é membro ativo do Global Road Safety Partnership (GRSP), associação criada pelo Banco Mundial e pela Federação da Cruz Vermelha, que visa, por meio de parcerias governamentais, à redução do número de acidentes nas estradas dos países em desenvolvimento.

Serviço: Evento: Lançamento do jogo virtual “Na Pista do Melhor Caminho”
Data da realização: 5 de abril
Horário: 10h
Local: Centro Interescolar Miécimo Silva
Endereço: Rua Augusta Candiani, s/n, Campo Grande

Publicidade