Publicidade

A campanha – Pressão Certa – chega a São Paulo para orientar sobre os benefícios de calibrar os pneus regularmente

Entre 03 e 06 de setembro, das 9h às 19h, a revenda Highway realizará o pit stop « Pressão Certa » no Supermercado Makro Butantã, em São Paulo (SP). Durante a ação, uma equipe especializada Michelin vai vistoriar e calibrar gratuitamente a pressão dos pneus dos veículos do público. Em seguida, os técnicos entregarão um relatório ao motorista com a situação dos pneus de seu automóvel e os cuidados necessários para garantir a sua segurança.

O simples ato de calibrar os pneus com freqüência garante ao motorista excelentes benefícios : maior segurança no trânsito, economia de combustível e emissão de menos poluentes na atmosfera. « O impacto causado pela baixa pressão é preocupante. Se todos os automóveis na França fossem equipados com pneus calibrados corretamente, seria possível economizar 2% do consumo anual de combustível no país, ou seja, 500 milhões de litros », informa Flávio Santana, gerente de Marketing Produto para Pneus de Passeio e Caminhonete da Michelin no Brasil.

A rodagem com pressão insuficiente também provoca deformação exagerada e aquecimento anormal do pneu, podendo acarretar deslocamentos entre as camadas que compõem o pneu e estouros. De acordo com a empresa responsável pelas estradas do sul da França, 6% dos acidentes nas rodovias do país são provocados por um ou mais pneus mal calibrados. Em pista molhada, os efeitos da baixa pressão também são visivelmente negativos. Uma perda de 7 libras no pneu provoca uma redução de cerca de 10 km/h na velocidade mínima para a ocorrência de aquaplanagem.

Publicidade

Promoção para os participantes – Com o objetivo de incentivar a participação do público, a revenda Highway oferecerá uma promoção especial. O cliente que passar pelo pit stop vai ganhar um cupom que dá direito, por R$ 24,90, a um balanceamento, um jogo de pastilhas e um calibrador digital.

Dados globais sobre a importância da calibragem – O – Pressão Certa – é um evento global, desenvolvido pela empresa em mais de 20 países. No Brasil, já foram realizados pit stops nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Araçatuba (SP), Curitiba (PR), São Luís (MA), Cuiabá (MT), Marília (SP) e Montes Claros (MG). Ao todo, foram analisados 2.983 carros e 45% deles apresentavam pneus com pressões abaixo do recomendado.

Em 2004, 66% dos motoristas que passaram por blitz da Michelin em 18 países europeus rodavam com pneus com baixa pressão. Destes 66%, 42% poderiam apresentar os pneus em curto e médio prazo em estado de destruição total.

Nos Estados Unidos, o departamento de transportes publicou uma pesquisa que mostrou que 27% dos carros e 33% das caminhonetes que circulam nas estradas americanas rodam com pelo menos um pneu com baixa pressão. No Canadá, 23% dos carros circulam no país com pelo menos um dos pneus com calibragem inferior à indicada. Na Alemanha, 41% dos acidentes com conseqüências físicas nas estradas devem-se à falta de controle dos pneus que estão em baixa pressão.

Publicidade

Pit stop – Pressão Certa – Michelin. Data: 03 a 06 de setembro. Horário: das 9h às 19h
Local: Supermercado Makro Butantã
Endereço: Rua Carlos L. Carlucci, 519 – Butantã – São Paulo – SP