Michelin traz ao Brasil campanha global que destaca a importância da “Pressao Certa” nos pneus

A campanha ® PressÆo Certa ¯, promovida pela Michelin em mais de 20 pa¡ses, chega a SÆo Paulo para orientar sobre os benef¡cios de calibrar os pneus regularmente

A partir do dia 25 de outubro, das 10h …s 22h, a campanha ® PressÆo Certa ¯ ter  um pit stop no Morumbi Shopping, em SÆo Paulo (SP). Durante a a‡Æo, uma equipe especializada Michelin vai vistoriar e calibrar gratuitamente a pressÆo dos pneus que equipam os ve¡culos dos visitantes do shopping. Em seguida, os t‚cnicos entregam um relat¢rio ao motorista e, caso haja a necessidade, o alertam e aconselham a cuidar do problema. O pit stop acontece na capital paulista at‚ dia 28 de outubro.

O simples ato de calibrar os pneus com freqˆncia garante ao motorista excelentes benef¡cios. A pressÆo correta ‚ essencial para a seguran‡a no trƒnsito e ainda proporciona economia de combust¡vel. Ao mesmo tempo em que o risto de acidentes ‚ minimizado, menos poluentes sÆo emitidos na atmosfera e o meio ambiente se mant‚m preservado.

O ® PressÆo Certa ¯ ‚ um evento global, desenvolvido pela empresa em mais de 20 pa¡ses. ® Nossa meta ‚ mostrar que a simples verifica‡Æo e controle regular da pressÆo dos pneus traz muitos benef¡cios para o condutor e para o planeta. Al‚m da seguran‡a e economia, garante prote‡Æo ao meio ambiente ¯, ressalta Lourivaldo Ferreira, gerente de Comunica‡Æo Corporativa da Michelin Am‚rica do Sul.

® PressÆo Certa ¯ por todo o Brasil
Este ‚ o terceiro pit stop da campanha no Brasil. A cidade de Belo Horizonte (MG) recebeu o segundo, no mˆs passado. Durante o primeiro pit stop, em outubro do ano passado, no Rio de Janeiro (RJ), foram analisados os pneus de 633 ve¡culos em quatro dias de evento. Cerca de 23% dos pneus verificados apresentaram ¡ndices de pressÆo considerados perigosos ou muito perigosos e 24% apontaram calibragem excessiva. Apenas 26% dos pneus estavam com a pressÆo correta. Os 27% restantes apresentaram ¡ndices de pressÆo temporariamente admiss¡veis.

Uma campanha mundial – Manter a pressÆo correta nos pneus foi o foco da Michelin no SalÆo do Autom¢vel de Paris deste ano, que aconteceu de 30 de setembro a 15 de outubro. A preocupa‡Æo da empresa em conscientizar os motoristas sobre a importƒncia da calibragem est  ligada aos perigos de dirigir com pressÆo insuficiente ou em excesso nos pneus. Uma pressÆo errada coloca em risco a seguran‡a dos usu rios da estrada, aumenta o consumo de combust¡vel e prejudica a vida £til do pneu.

O impacto causado pela baixa pressÆo ‚ preocupante: se todos os autom¢veis na Fran‡a fossem equipados com pneus calibrados corretamente, seria poss¡vel economizar 2% do consumo anual de combust¡vel no pa¡s, ou seja, 500 milhäes de litros. A rodagem com pressÆo insuficiente provoca deforma‡Æo exagerada e aquecimento anormal do pneu, podendo acarretar deslocamentos entre as camadas que compäem o pneu e estouros. De acordo com a empresa respons vel pelas estradas do sul da Fran‡a, 6% dos acidentes nas rodovias do Pa¡s sÆo provocados por um ou mais pneus mal calibrados.

Em pista molhada, os efeitos da baixa pressÆo tamb‚m sÆo visivelmente negativos. Uma perda de 7 libras no pneu provoca uma redu‡Æo de cerca de 10 km/h na velocidade m¡nima para a ocorrˆncia de aquaplanagem. Com economia, conforto e seguran‡a, o programa PressÆo Certa confirma o compromisso da empresa em proporcionar sempre a melhor mobilidade.

Pit stop ® PressÆo Certa ¯ Michelin – Data : 25 a 28 de outubro – Hor rio : das 10h …s 22h
Local : Morumbi Shopping – Endere‡o : Av. Roque Petroni Jr., n§ 1.089, SÆo Paulo (SP)