Foto: V2 Trail, Aprilia RXV Especial de Enduro- Divulgação

Mid Trail v2, Depois que a Transalp não veio, Pergunta difícil.

Foto: V2 Trail, Aprilia RXV Especial de Enduro- Divulgação

Foto: V2 Trail, Aprilia RXV Especial de Enduro- Divulgação

O que seria necessário para transformar uma Comet 250 em uma “mid trail” (algo do tipo V-Strom 650)?Pedro, 48, São Paulo, SP

R: Pedro, acho essa uma missão impossível. Você teria que começar por projetar e construir um chassi inteiro para ela, pois toda geometria é diferente, saindo de uma moto street para uma trail.

Só por desencargo, imagine que esse chassi teria que ser desenvolvido para utilizar um material construtivo que você tivesse acesso, uma vez que o da Vstrom por exemplo é feito de alumínio e esse material é muito mais difícil de trabalhar do que o aço carbono ou o que seria melhor para você, uma liga de tubos especiais de parede fina em cromo-molibdênio utilizada na aviação experimental.
Componentes como bengalas da suspensão teriam que ser de curso mais longo e assim também teriam que ser escolhidas de outras motos e modificadas se necessário.
A suspensão traseira deveria se desenvolver em torno de um amortecedor apropriado ao projeto, com regulagem na compressão e retorno do sistema hidráulico.
Umacoplamento dinâmico (link) poderia ser implantado na ligação do amortecedor com a balança, por meio de bieletas de outras motos.
Porém, a localização do amortecedor, cálculo da pressão da mola e da resistência oferecida aos movimentos da suspensão pelo amortecedor devem ser bem executados.

Foto: BMW G 650 GS - Bitenca

Foto: BMW G 650 GS - Bitenca

E não falei da balança propriamente dita, que deve cumprir um papel importante na distribuição das forças por todo o chassi, oferecer rigidez suficiente para a estrutura geral da moto e proporcionar segurança
na tração da roda juntamente com um trabalho suave da suspensão traseira sem
afetar ou ser afetada pela transmissão.
Outros estudos acerca da relação da transmissão mais conveniente ao uso
misto uma vez que no câmbio você vai evitar de mexer.

O dimensionamento, projeto e execução do tanque de gasolina, esse que pode sim ser aproveitado de outra moto, assim como rodas, cubos e freios. Todas essas peças derivadas de outras motos da mesma categoria, ou seja uma big trail com aproximadamente as mesmas dimensões e características do seu projeto.
Mas ocorre que esses componentes você não iria encontrar pois uma mid trail como você sugere não existe no mercado, pelo menos no Brasil.
Pessoalmente concordo que seria uma moto muito interessante, para uso urbano e eventuais incursões mais aventureiras pela terra, mas esse é um trabalho para ser desenvolvido por uma fábrica e hoje as motos médias de trail têm a configuração de motor mono cilíndricas que proporciona mais simplicidade e leveza. Abraços

O que vocês do motonline pensam da vinda da honda transalp para o Brasil?? Gostaria de saber um pouco mais sobre o modelo, e saber realmente se a XT 660R vai ter uma concorrente de peso. Obrigado.

R: João, na época dos lançamentos da Honda desse ano falou-se muito da vinda desse modelo ao Brasil. Como Motonline não arriscamos nos boatos e acabamos ficando no aguardo da comunicação oficial da marca, o que não aconteceu. Na verdade não temos o conhecimento e a base de informações de que as fábricas dispõem para avaliar a entrada de um produto num segmento de mercado, seja ele qual for.

Quem anunciou a concorrência de fato foi a BMW, com o anúncio do lançamento da G 650 GS que será fabricada em Manaus, está em tempo de a Honda tirar o atraso e dar uma resposta à altura, acho que não acreditaram que alguém de peso iria entrar com força nessa classe.

Mas e a Yamaha, o que será que ela prepara como resposta? Nem a Tenere que poderia reforçar sua presença veio… quem fica parado anda para trás. Abraços,

Ilmo Senhor ou Senhora: Favor informar sobre a maquina Amazonas 250 cc é muito boa para viajem longa distância e sua mecânica não venha dar nenhum problema pela estrada…? Atenciosamente, Pedro, 50, Esmeraldas, MG

R: Pergunta difícil essa sua Pedro.
Não temos como prever se uma moto, de que marca ou modelo seja vai ou não vai dar problema. Há na verdade um conhecimento difundido pelo forum do Motonline que pode lhe esclarecer melhor. Usuários da moto dão suas impressões e isso sim pode ser de boa utilidade para você. Boa sorte.