Mil Milhas- Um Opala na luta com os importados

Nos primeiros treinos da edi‡Æo 2004 da Mil Milhas Brasileiras, a prova de gala do automobilismo brasileiro que ser  realizada a partir das 0 horas do pr¢ximo domingo, 25 de janeiro, j  deu para perceber que est  ser  mais uma competi‡Æo de endurance em que o mote ser  a disputa entre os ve¡culos nacionais e os importados.

E representando a brasilidade, a equipe Spibor/IBL/Scheaffer/Delgado’s inscreveu um Opala que participar  da competi‡Æo, com o #98, conduzido pelos irmÆos Guido e Jonatas Spina Borlenghi, e Arquimedes Delgado. O Opala foi o carro que mais vit¢rias conquistou nas Mil Milhas, ao somar sete triunfos contra seis do Porsche.

A quase totalidade dos equipamentos deste Opala #98 veio dos Estados Unidos. A come‡ar pelo seu interior, com o banco concha Kinkey, usado na Nascar, os cintos de seguran‡a de 5 pontas e os instrumentos de painel Automeeter. O tanque de combust¡vel, com capacidade de 100 litros de gasolina, tamb‚m ‚ Yankee. Mas a grande atra‡Æo do carro ‚ o motor V oitÆo, como o pessoal do Tuning se refere ao motor Chevrolet 355V8, Small Block, de 5,7 litros, com cabe‡otes de alum¡nio de Pontiac. O coletor de admissÆo ‚ um Edelbrock Victor e o comando de v lvulas e tuchos sÆo Crane. O coletor de escapamento ‚ Headman. O virabrequim ‚ em a‡o de 43×40, da marca Callies, e as bielas sÆo em a‡o forjado da Olivier, com pistäes forjados da Wiseco. O sistema de lubrifica‡Æo ‚ por Carter seco com bomba de ¢leo externa, de quatro est gios. O motor ‚ alimentado com um carburador quadrijet Demon, e tem taxa de compressÆo de 11,8:1, para o uso da gasolina Premium.Com esta configura‡Æo, sua potˆncia tem 540 cv a 7.100 rpm, e torque m ximo de 65,0 kgm a 4.900 rpm.

O Opala#98 utiliza embreagem Dilton, de trˆs discos de cerƒmica com acionamento hidr ulico. O sistema de transmissÆo ‚ de quatro marchas, com caixa de cƒmbio Richmond, diferencial Dana 44, com coroa, pinhÆo e auto-blocante da Precision Gear. Para ajudar na estabilidade e tra‡Æo, o Opala#98 ‚ equipado com rodas importadas Basset de 15×10 polegadas na dianteira, e 15×12 na traseira. Os pneus sÆo os americanos Hoosier, da Stock Car americana, na medida 24,5×11,5 polegadas.

Nacional, s¢ o sistema hidro-pneum tico para levantamento do carro nos reabastecimentos, desenvolvido pela Delgado’s. E para parar os 280 km/h de velocidade final, o #98 foi equipado com freios a disco Wilwood SuperLight2 nas quatro rodas, com 12,2 polegadas de diƒmetro cada um, e com duas pin‡as em cada freio da dianteira, e uma pin‡a nos traseiros.

Os treinos livres para as Mil Milhas come‡aram hoje, ter‡a feira, as 14:00h e irÆo at‚ as 22 horas. Neste mesmo hor rio, serÆo realizados os treinos classificat¢rios na quinta-feira. Sexta-feira ser  o dia de descanso e a largada ser  a meia noite de s bado para domingo, com o treino de aquecimento acontecendo das 20 …s 21 horas de s bado. A prova deve terminar por volta das 12 horas de domingo.