Publicidade

Um inovador conceito de interface automotiva foi apresentado dia 12 passado por Kiyoshi Matsutani, gerente do Automotive Electronics Development Center, centro de desenvolvimento de eletrônica automotiva, da Mitsubishi Electric nipônica. Seu nome é Emirai.

Diverso dos sistemas ultimamente apresentados, que tiram o homem do controle do automóvel, este explora a interação do motorista com seu veículo de maneiras muito interessantes.

Entre as inovações, por exemplo, está uma novíssima tela curva de projeção, sensível ao toque, que faz com que os atuais painéis planos de LCD pareçam ante-diluvianos. Outra é a série de 18 botões de atividades variáveis montada no volante de direção. Claro que se fossem todos sempre expostos ao motorista, ele simplesmente não saberia o que fazer com eles. Para ampliar a interação intuitiva da interface, apenas aqueles botões que momentaneamente sejam utilizáveis estarão ‘altos’, todos os outros em posição baixa. Passando os dedos levemente sobre os botões, aparecerão todos na tela.

Mesmo os engenheiros dos fabricantes de veículos não receberiam uma imagem clara dessas tecnologias, ou entenderão que nível de desempenho elas já atingiram.

Publicidade

Kiyoshi: “Na Mitsubishi Electric nós sugerimos todo tipo de tecnologia a todos os tipos de fabricantes. Mas a não ser que mostremos como essas tecnologias podem ser utilizadas, os fabricantes não terão uma imagem clara delas, ou compreenderão que nível de desempenho elas já atingiram. Assim, sugerimos especificamente como essas tecnologias podem ser usadas, permitindo aos engenheiros experimentá-las por eles próprios.”