Foto: Yamaha - Foto divulgação

Modelos 2009, usadas, Lâmpadas e conhecimento mecânico

Foto: Yamaha - Foto divulgação

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Parece que só a Honda e Yamaha estão obrigadas a cumprir as regras do promot; as outras marcas , Dafra, Suziki, Kasinski, etc não lançaram motos dentro do regulamento novo ainda? Felipe, 25, Hortolândia SP.

R: Felipe, há várias motos além de Honda e Yamaha que passam pelo Promot 3, principalmente as novas Suzuki injetadas, mas por causa da permissão da venda dos modelos 2008 nesse ano as fábricas tinham até 31 de março de 2009 para se enquadrarem. Há quem fale em nova prorrogação justamente por causa desse atraso de algumas outras outras marcas, mas eu pessoalmente acho que não se justifica, veremos.

Olá pessoal parabéns pelo site….10 d+…gente tenho olhado a possibilidade de comprar uma cb 450..porem temo a manutenção e q ela não tenha um rendimento muito bom nas estradas….o rendimento dela é muito superior a de uma fazer 250??e a manutenção cara e dificil?? Benito, 21, Ibirité, MG

R: Benito, o rendimento da CB450 é bem superior ao da Faser 250 por causa da cilindrada. Porém a manutenção de uma moto usada, mesmo que bem conservada será maior mas as peças podem ser mais fáceis de encontrar e mais baratas por estar no mercado há mais tempo. Verifique bem o estado das motos, isso é o mais importante. Abraços.

Foto: Honda - Foto divulgação

Foto: Honda - Foto divulgação

Minha moto esta queimando a lampada toda hora ja queimou 3 lampadas o que pode ser?
Gostaria de receber informaçoes sobre mecanica de motos pois eu adoro motos e gostaria de entender sobre o motor como regula ( valvulas , carburador como deixar a moto mais andadeira , e mais economica , oque devo fazer no cilindro , rebaixar a tampa e a eletrica testes , e diagnosticos e defeitos . obrigado pela atençao vou aguardar seu email. Diego, Bagé, RS

R: Diego, não sei nem qual é a sua moto mas normalmente se as lâmpadas se queimam deve haver um problema com o regulador/retificador de voltagem. Leve-a a um bom mecânico de moto – eletricista para fazer os testes de voltagem e verificar se está sendo bem regulado o circuito elétrico da sua moto. Não deve ultrapassar dos 14 volts em rotação máxima. O defeito pode então ser o retificador/regulador e/ou o estator e/ou ainda a bateria. Alguns casos de falta de contato em alguma conexão pode ocasionar esse problema também mas é pouco provável.
Quanto ao aprendizado, eu ainda aprendo uma novidade todo dia. O que posso te dizer além de ler tudo o que puder (de coisas sérias) para aprender é fazer um curso de mecânica de motos. Pesquise na Internet pois existem alguns que podem ser feitos por correspondência via internet ou mesmo outros que são em PDF ou DVD e você pode utilizar seu computador para estudar.
O que mais posso te indicar é evitar grandes e milagrosas invenções. Desde 1900 se inventam coisas para aplicar nas motocicletas e dificilmente nós vamos inventar alguma coisa nova. Novas são as maneiras de se fazer as mesmas coisas antigas, isso é tecnologia. Procure adquirir o conhecimento da teoria e um bom curso de engenharia automobilística lhe dará asas. Boa sorte