Publicidade

O triatlo brasileiro continua brilhando no circuito internacional. Ap¢s a vit¢ria de Carla Moreno na etapa de Mazatl n da Copa do Mundo, no £ltimo domingo, no M‚xico, e os bons resultados dos homens, praticamente todos conseguiram subir no ranking da UniÆo Internacional de Triatlo (ITU). Carla passou a ocupar a oitava coloca‡Æo (era 12¦), entrando no seleto grupo das ‘top 10’, enquanto Leandro Macedo passou para 20§ (22§), Juraci Moreira 24§ (28§), Paulo Miyasiro 55§ (61§) e Virg¡lio de Castilho o 75§ (81§). A pr¢xima etapa, que vale como £ltima seletiva ol¡mpica, ser  no dia 9 de maio, no Mundial de Funchal, na Ilha da Madeira (Portugal).

A paulista Carla Moreno (PÆo de A‡£car/Nike) nÆo tem do que reclamar em 2004. Afinal, ela disputou apenas duas etapas v lidas pelo ranking, o Pan-Americano em Acapulco e a prova de Mazatl n, conseguindo somar 847 pontos, sendo na m‚dia uma das maiores pontuadoras do ano. J  garantida nos Jogos Ol¡mpicos, assim como suas companheiras Mariana Ohata (PÆo de A‡£car/Brasil Telecom), que manteve a 11¦ posi‡Æo, e Sandra Soldan (PÆo de A‡£car/Brasil Telecom/Reebok), que caiu de 10¦ para 12¦, ela trabalha para estar no melhor de sua forma em Atenas, sua segunda participa‡Æo em Jogos Ol¡mpicos.

No masculino, que ainda nÆo definiu os classificados para a Olimp¡ada, os quatro triatletas conseguiram melhorar suas posi‡äes. O ga£cho Leandro Macedo, quinto em Mazatl n, ganhou duas posi‡äes em rela‡Æo ao ranking anterior, ocupando a 20¦ posi‡Æo com 3.592 pontos. Ele praticamente assegurou sua presen‡a em Atenas, seja como melhor do ranking ou das seletivas.

J  o paranaense Juraci Moreira (PÆo de A‡£car/Brasil Telecom), que terminou em nono no domingo, subiu quatro coloca‡äes e ocupa a 24¦ posi‡Æo, com 3214 pontos. Ele tamb‚m est  bem perto da vaga em razÆo da performance nas seletivas. Em Sydney/2000, Juraci formou a equipe brasileira ao lado de Leandro e Armando Barcellos, que vai para Atenas como chefe da delega‡Æo.

Publicidade

O santista Paulo Miyasiro (PÆo de A‡£car/Unimonte) e o carioca Virg¡lio de Castilho (PÆo de A‡£car/Brasil Telecom) subiram seis posi‡äes cada. Miyasiro est  na 55¦ coloca‡Æo, com 2215 pontos, enquanto Virg¡lio ‚ o 75§, com 1732 pontos. Eles apostam na maior pontua‡Æo do Mundial e na obten‡Æo da terceira vaga para o Brasil.

“Estou acreditando que vamos garantir trˆs vagas. Estamos muito perto disso. Quero muito estar em Atenas. SÆo dois anos batalhando para alcan‡ar esse sonho. Mas ainda falta uma seletiva. O n¡vel est  muito equilibrado e o que est  definindo ‚ a corrida”, diz Miyasiro.