Sete marcas compuseram o grid das categorias de mil cilindradas do Moto 1000 GP em 2013

Moto 1000 GP busca equalizar rendimento das motos em 2015

A busca constante pela equalização técnica entre as várias marcas que compõem o grid de suas quatro categorias levou o Moto 1000 GP à adoção de um pacote de intervenções técnicas no regulamento. As mudanças, que estão em fase final de análises técnicas, passarão a valer na temporada de 2015 do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, cujo calendário vai contemplar oito etapas entre os meses de abril e novembro.

Sete marcas compuseram o grid das categorias de mil cilindradas do Moto 1000 GP em 2013

A adoção de medidas técnicas visa equiparar ainda mais o rendimento das motocicletas que disputam o Campeonato Brasileiro: BMW, Ducati, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha

A medida adotada pela direção do campeonato não é inédita. “No fim do ano passado nós já formatamos um pacote de intervenções visando garantir maior equilíbrio entre as várias marcas de motocicletas. A medida surtiu efeito, o resultado foi que o campeonato de 2014 teve motos de todas as marcas que disputam o campeonato ocupando as primeiras posições em suas categorias”, frisa o promotor do Moto 1000 GP, Gilson ScudelerA busca por maior equalização terá foco mais direcionado às categorias GP 1000 e GP Light, que utilizam motos com motores de 1.000 cilindradas.

A adoção de medidas que visam equiparar ainda mais o rendimento das motocicletas BMW, Ducati, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha leva em conta, segundo Scudeler, o contato permanente da direção técnica do Moto 1000 GP com os chefes de equipes. “Um ponto positivo é que todos valorizam o mesmo objetivo, o do equilíbrio. As equipes se manifestam a nós com sugestões pelo bem comum, e não buscando vantagens próprias”, destaca. As intervenções no regulamento técnico que o Moto 1000 GP mantém em fase final de avaliação vão integrar o regulamento técnico previsto para ser divulgado na segunda quinzena de janeiro.

A temporada de 2014 terá sua oitava e última etapa no próximo dia 14/12, em Cascavel (PR). As corridas no Autódromo Zilmar Beux vão definir os títulos brasileiros nas quatro categorias da competição – GP 1000, GP Light, GP 600 e GPR 250.