Publicidade

A terceira etapa do Moto 1000 GP terá os pilotos na pista durante três dias no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. O circuito gaúcho terá neste domingo (23) as corridas de todas as suas categorias – GP 600, GP Light e GP 1000/GP Máster. A GP 1000 apresenta uma disputa equilibrada pela liderança, com apenas cinco pontos separando os três primeiros colocados na tabela de classificação – cada vitória na competição vale 25 pontos.

Apenas cinco pontos separam os três primeiros colocados na GP 1000

Apenas cinco pontos separam os três primeiros colocados na GP 1000

Campeão em 2011, Alan Douglas lidera a competição depois da vitória na etapa de Interlagos e do quarto lugar na corrida passada, em Curitiba. Ele tem quatro pontos de vantagem sobre Pierre Chofard, seu companheiro de equipe na Pitico Race.

Na rodada dupla que compôs o campeonato de 2011 em Santa Cruz do Sul, Douglas conquistou a pole e, mesmo tendo sofrido um acidente no treino classificatório, terminou uma corrida em terceiro e outra em quarto.

Publicidade

Os terceiros lugares nas duas primeiras etapas levam Chofard ao sul com boas condições de disputar a liderança do campeonato. Ele, contudo, antevê uma corrida bastante competitiva. Para Chofard, o maior risco do traçado sinuoso do autódromo gaúcho está fora da pista. “O autódromo é muito desnivelado. Quando você tenta passar os tempos e colocar um tempo melhor, o risco aumenta bastante. A pista tem área de escape, mas com desnível. Sair da pista é um risco enorme”, considera. “A pista é tão seletiva que é difícil dizer se alguma marca de moto pode oferecer algum tipo de vantagem. Temos de trabalhar com probabilidades”.

O terceiro colocado no campeonato é o argentino Luciano Ribodino. A um ponto de Chofard na pontuação, o piloto da Alex Barros Racing vem do quarto lugar em Interlagos e da segunda posição em Curitiba, onde liderou a corrida.  Ribodino, duas semanas antes da etapa gaúcha, disputou em Posadas a sétima etapa do Campeonato Argentino de Supersport 600cc. Terminou em terceiro, na vitória de Diego Pierluigi, e manteve-se líder com 83 pontos, 14 à frente do adversário, que está na vice-liderança e também vai atuar no Moto 1000 GP em Santa Cruz do Sul.

Os treinos em Santa Cruz do Sul terão início na sexta-feira (21). A prova da categoria GP 1000, no domingo, terá largada às 13h55, com transmissão ao vivo pela Record News e pela Record Interncional, além do portal R7 e do site moto1000gp.com.br.

A classificação do campeonato após duas das oito etapas é a seguinte:

Publicidade

1º) Alan Douglas (SP/Kawasaki), Pitico Race, 38
2º) Pierre Chofard (SP/Kawasaki), Pitico Race, 34
3º) Luciano Ribodino (ARG/BMW), Alex Barros Racing, 33
4º) Alexandre Barros (SP/BMW), Alex Barros Racing, 27
5º) João Simon (SP/Kawasaki), Pitico Racing, 20
6º) Ricieri Luvizotto (SP/Aprilia), Target Race, 18
7º) Gustavo Rodríguez (PR/BMW), Grinjets, 15
8º) Eduardo Costa Neto (SP/Honda), RF Rush Racing Team, 13
9º) Murilo Colatreli (SP/Kawasaki), Colatreli Racing, 11
10º) Jaime Cristóbal (SP/Kawasaki), JC Racing Team, 10
10º) Sérgio Laurentys (SP/BMW), RF Rush Racing Team, 10
10º) Alberto Braga (RJ/Suzuki), Center Moto Racing Team, 10
13º) Victor Moura (RJ/BMW), Competizione VMX Racing, 9
14º) Carlos Gabriel Poton Medeiros (SP/Honda), Cigano Racing, 9
15º) Daniel Lenzi (PR/Honda), Grinjets, 8
16º) André Luiz Carvalho (RJ/Suzuki), SBK Rio, 6
17º) Elson Tenebra Otero (SP/Kawasaki), By Tripa Team, 4
18º) Marcos Christian Salles (PR/BMW), Grinjets, 3
18º) Eliandro Simonini (PR/Kawasaki), Moto 3, 3
20º) Antonio Bortulucci (SP/Kawasaki), Duas Rodas Racing Team, 2
20º) Walter Haertel Jr. (Honda), Duas Rodas Team Racing, 2
22º) Carlos Quintas (RJ/Kawasaki), Center Moto Racing Team, 1

CALENDÁRIO
Depois de Santa Cruz do do Sul, o Moto 1000 GP terá etapas nas pistas de Brasília (DF), no dia 21 de outubro, Cascavel (PR), no dia 4 de novembro, e Jacarepaguá (RJ), no dia 2 de dezembro – esses dois últimos eventos serão compostos por rodadas duplas.