Motos com motores de 2 tempos, como a inesquecível Yamaha RD 350, ainda mexem com o imaginário de muita gente, que lamenta o fato dos modelos estarem extintos das ruas brasileiras há quase 20 anos. Contudo, no universo das competições off-road a magia das 2T continua expelindo fumaça (e fazendo a alegria dos pilotos) a plenos pulmões, através de marcas como Husqvarna e Yamaha, que produzem motos destinadas ao enduro, motocross e outras modalidades fora de estrada.
Agora, a montadora brasileira MXF Motors também disponibiliza um modelo de 2 tempos no País. A MXF 250 TS foi lançada no último dia 07 de julho, durante realização do 12º Bananalama, evento que reuniu mais de 3 mil aficionados por terra no interior de Santa Catarina. Segundo a empresa, o desenvolvimento do modelo exigiu dois anos de trabalho, atendendo a um pedido antigo de consumidores da marca que desejavam uma MXF com motorização de dois tempos, e segue um rigoroso padrão de qualidade. O preço sugerido da MXF 250 TS é R$ 24.990,00.
MXF 250 TS: a 2 tempos grande da marca
A MXF 250 TS é a primeira moto de grande porte da MXF a receber a motorização e dividirá espaço nas lojas com a MXF 250 RX, lançada em 2017, com motor de 4 tempos arrefecido a líquido de 28 cv de potência máxima. “Estamos muito felizes com o resultado e aguardando com grande expectativa a resposta do público que estava pedindo uma MXF 2 tempos”, afirma João Montani, presidente da marca. “Um dos diferenciais dos motores 2 tempos é a sua simplicidade construtiva. Ele possui menos peças móveis em relação aos motores 4 tempos, o que se traduz em respostas e aumento de giro muito rápidos. Além disso, são leves, resultando em ótimo desempenho”, lembra Luiz Henrique, diretor técnico da empresa.
O motor que impulsiona a 250 TS é um monocilíndrico, arrefecido a líquido, com válvula controle eletrônico e 224 cm³. Assim como outras empresas, a MXF não revela dados de potência deste modelo, voltado especificamente ao uso fora de estrada, em provas de enduro, velocross, hard enduro e trilhas. “A MXF TS 2019 2 tempos, assim como todas as motos dois tempos, sofre influência significativa de muitas variáveis como carburação, tipo de combustível, altitude do teste, condição das palhetas de torque, relação secundária (pinhão x coroa). Por isso, não divulgamos o torque e a potência da nova moto”, esclareceu a marca.
Pesando 107 kg a seco, o modelo possui partida elétrica, ignição com CDI e o Lubmatic, sistema que mistura o óleo 2 tempos com gasolina automaticamente, evitando a saudosa mistura manual. O chassi é construído em aço cromo-molibdênio, o câmbio possui 6 marchas e as suspensões são Fast Ace. Na dianteira, há dupla câmara Fast Ace TSE e curso de 310mm, enquanto na traseira o curso é de 300mm. Em ambas, há regulagem de compressão e retorno. Os freios à disco têm 260 mm na frente e 220 mm atrás. As rodas, claro, são aro 18 na traseira e 21 na dianteira.
Como comprar a MXF 250 TS 2 tempos
A marca estima vender entre 800 e 1000 unidades/ano do novo modelo. Para isso, conta com uma rede comercial com aproximadamente 130 revendas pelo Brasil. Interessados podem procurar a loja mais próxima ou entrar em contato pelo SAC, através do número (41) 3013-4780.
Provavelmente você está se perguntando a nacionalidade da moto, então a gente responde – ou melhor, a própria MXF tira essa dúvida. “A moto é um projeto desenvolvido pela MXF e por outros parceiros comerciais de alguns países como Estados Unidos, Austrália e Rússia. Os componentes têm origem na China, Twain e Estados Unidos e são pré montadas na China. Apenas a finalização é feita no Brasil. Trata-se de uma moto importada”, esclarece a marca.
Desta forma, mais uma vez a MXF aposta na relação custo benefício para fazer seu lançamento mais interessante, seguindo a mesma receita da MXF 250 RX, que encara outros modelos conceituados no segmento off-road de 200 – 300 cilindradas. É verdade que a corrida da TS tem menos motos no páreo, pois são poucos os modelos 2 tempos vendidos no País – e seus preços cobram pela exclusividade. A Kawasaki KX 100 tem preço sugerido de R$ 29.990,00, enquanto a Yamaha YZ 250 X custa R$ 45.691,00 e a KTM 300 EXC sai da loja por R$ 48.990,00. Acelerar uma 2T gastando pouco só se comprar uma RD 135… e olhe lá!