Foto: Bitenca

Moto alta, Mais freio na Titan, Super Tenere, Relação

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Queria saber quais motos esportivas se adequam melhor a minha altura de 1,62 de altura?ouvi dizer que a Hornet pode ser pilotada por pessoas com até 1,56 de altura, isso é verdade?

R: Juhary, Claro que a sua estatura vai influir nas condições em que pilota a sua moto, porém nada pode ser mais educativo e desafiante. Com habilidade supera-se a limitação da baixa estatura numa moto grande. Sou fã de carteirinha do pequeno grande piloto de moto Gaston Rahier. Nascido em Chaineaux, Bélgica em 1947 ele foi três vezes campeão mundial de motocross pela FIM categoria 125cc em 1975, 1976 e 1977 e pela BMW, uma marca de moto conhecida por ser grande e pesada venceu duas vezes o Paris Dakar em 1984 e 1985, ano em que foi eleito o Esportista do ano na Bélgica, faleceu em 2005 em Paris. Provou com sua habilidade que não é necessário altura para se dar bem no motociclismo. Procuro seguir seu exemplo, sempre aprendendo. Se você consegue parar em pé com ela já é o bastante, nem que seja com a pontinha do pé, o resto é controle e equilíbrio, experimente com as técnicas de trial. Abraços,

Olá, tudo bem? A pouco tempo comprei a nova CG Titan. Mas, nesses quase 4000km rodados, não estou contente com o freio a disco. Ele é apenas suficiente. Sendo que em caso de alguma situação inusitada acho que ele não dá conta do recado. Claro que piloto defensivamente e devidamente equipado com calça, jaqueta, luvas e capacete decentes. Sempre fui um motociclista consciente e também sei dos limites da minha moto. Apesar de só ter experiência com 2 motos (A Yes que tive e essa CG) sempre fui ligado à técnicas de pilotagem frenagem principalmente) para minha segurança. Mas voltando ao assunto do freio: trocando a mangueira do freio pelo tal do Aeroquip posso ter uma melhora significativa? Se sim, preciso trocar o fluido de freio também? Tem mais alguma coisa que preciso trocar? Obrigado por atender às nossas dúvidas! Abraços. André, 25, Serra, ES

Foto: Gaston Rahier - BMW Foto Divulgação

Foto: Gaston Rahier - BMW Foto Divulgação

R: André, em tese sim, mas só se a sua mangueira original flexionar muito. Verifique se ela se move quando aciona o freio. A aeroquip que você se refere deve ser a mangueira revestida de aço inox que também é utilizada nos comandos hidráulicos de aviões. Por característica elas transmitem melhor a pressão por não sofrerem tanta deformação ao ser submetida à alta pressão. As originais devem ter essa característica também, mas por não ter o revestimento de aço em tese devem sofrer mais flexões. Enfim você pode ter um ganho em sensibilidade ao pressionar o freio mas a potência será a mesma pois depende somente do diâmetro do disco e do coeficiente de atrito das pastilhas ao friccionarem o disco. Abraços,

Gostaria de saber se ainda é negócio comprar uma Super Tenere em ótimo estado(mesmo depois de 11 anos) do último modelo ou já é uma moto ultrapassada, face aos avanços tecnológico? Carlos, 48, Santos, SP

R: Carlos, essa é de fato uma boa moto, claro que já está ultrapassada mas se lhe servir pode ser uma boa opção. Verifique as condições dela e se atende as suas expectativas. Boa sorte,

OI,tem um participante do forum q afirma q sua xtz 125 atinge 115km/h facilmente apenas pq colocou pinhao de 15, mas na FAQ eu vi q é necessario realizar outras alteraçoes. Quais seriam estas alteraçoes, pq quero mto uma xtz 125,mas p/ viajar preciso pelo menos destes 115km/h. por favor sejam rapidinho pq minha titan encontrou comprador e eu tb achei um vendedor(moto bem conservada).obrigado Marcello, 30, Juazeiro, BA

R: Marcello, complicado o seu pedido porque a motocicleta tem um conjunto homogêneo e qualquer modificação isolada vai criar problema em alguma outra área, veja só. Apenas com a mudança do pinhão ela pode chagar a 115 Km/h em ladeiras longas e com vento a favor. A perda de força é proporcional ao aumento de velocidade. Como ela já tem a velocidade final limitada pela força do vento no plano, qualquer alteração da relação final (pinhão maior) no sentido de desmultiplicar a transmissão vai resultar em perda de força e um domínio maior da força do vento como limitante da velocidade, ou seja a final deve de fato cair em condições normais de uso. Somente quando uma outra força se aliar ao motor como uma ladeira e/ou vento a favor o motor poderá desenvolver a rotação e atingir uma velocidade maior. Do contrário não. Essa moto foi desenvolvida para uso urbano e pequenas incursões off-road. O uso em rodovias é bastante limitado pelo tipo de conjunto, não foi feito para isso. A modificação que resolveria o seu problema seria mexendo no motor, com um pistão maior e mais bem alimentado. Porém pelo motivo explicado acima não acho recomendável. Boa sorte.