Publicidade
Foto: Carpe Dien Moto Turismo

Foto: Carpe Dien Moto Turismo

Para come‡ar, colocamos a defini‡Æo da enciclop‚dia livre Wikip‚dia sobre Moto Clube:

“Moto Clube, ao contr rio do que todos pensam, nÆo ‚ um grupo de motociclistas que se re£nem para lazer e usar nas costas um brasÆo por est‚tica! Moto Clubes sÆo associa‡äes baseadas na irmandade e tradi‡Æo. Hoje em dia precisamos diferenciar os verdadeiros Moto Clubes (aqueles baseados nos verdadeiros princ¡pios do “motoclubismo”) das centenas de outros grupos de motociclistas que existem. Podemos citar como exemplo os “ca‡adores de trof‚us”: grupos ou pessoas que vestem colete e usam um brasÆo qualquer nas costas, sem saber seu real significado, apenas para conseguir lembran‡as em eventos.” (ver link no final do texto)

Mas por quˆ esse assunto?

Publicidade

 que estamos vendo a cria‡Æo de novos MCs, alguns at‚ bem organizados e outros desorganizados. Somando com os que j  existem, temos hoje no Brasil cerca de 800 MCs, registrados ou nÆo.

Tudo come‡a quando um grupo de amigos resolve se juntar e sair aos finais de semana para determinadas viagens ou passeios. At‚ ai, sensacional. De repente, algu‚m tem uma ideia de juntar um dinherinho e fazer uma brincadeira ou outra: quem cumprir determinada etapa em X tempo ganha o almo‡o, depois vem a hist¢ria de ganhar um tanque de gasolina cheio, depois algu‚m sugere um brasÆo, uma camiseta (tem um amigo que faz baratinho..!), da¡ come‡a a tomar forma o MC! Entram os coletes, as contribui‡äes mensais, e deixa de ter a cara de amizade para ser mais um clube na vida do motociclista, com obriga‡äes, deveres e alguns benef¡cios.

NÆo cabe aqui qualquer critica … op‡Æo. Muitos ainda preferem andar s¢ com amigos, desligados de grupos formais, mas outros preferem os MCs, com infraestrutura ou lideran‡a.

O que fica ‚ a critica para algumas irregularidades que estÆo acontecendo em Estados brasileiros:

Publicidade

– Moto Clubes que aceitam pessoas nÆo habilitadas e at‚ mesmo sem moto. Como pode um MC aceitar um membro que nÆo tem a Carteira de Habilita‡Æo e uma moto?

– Moto Clube com dois presidentes? Como pode ser isso?

– Diretoria de Moto Clube sem Carteira de Habilita‡Æo e moto? O mais curioso ‚ que na posse, a nova Diretoria tinha colete com brasÆo nas costas e tudo! Mas e a moto e a CNH?

– Ex-namoradas de integrantes dos MCs sÆo devidamente dispensadas, por‚m nÆo devolvem os coletes!

Publicidade

– MCs que nÆo tem o objetivo de Moto Clubes, de ser uma irmandade, mas servem somente para zoeiras.

Acreditamos que um MC tenha como finalidade manter as ra¡zes do motociclismo, servir como elemento agregador entre pessoas, buscar o entendimento, fazer com que as pessoas tenham o prazer de andar de moto, de viajar, sempre na companhia de amigos, juntando-se a isso certa organiza‡Æo e estrutura.

NÆo h  no Brasil uma legisla‡Æo especifica para vistoriar os MCs. H  sim o bom senso, o respeito ao pr¢ximo e a responsabilidade social em nÆo permitir que irregularidades como as apontadas acima venham manchar o Motociclismo brasileiro.