bmw-hibrida-2

Moto híbrida e com tração integral: a nova BMW R 1200 GS

A BMW R 1200 GS Adventure é conhecida no mundo todo como uma moto referência quanto o assunto é aventura, pronta para qualquer viagem, independente do tempo na estrada ou do destino. E foi justamente este modelo que a marca alemã tomou como base para fazer uma moto ainda mais libertadora, a R 1200 GS xDrive Hybrid: a primeira moto híbrida com tração integral do mundo. Quando acionado, o sistema E-Drive move um motor elétrico que acrescenta 45 cv de potência ao modelo, totalizando 170 cv se consideramos também o motor a gasolina. E com tração nas duas rodas, claro.

R 1200 GS xDrive Hybrid, moto híbrida com tração integral, chegará às lojas em breve. São 170 cv, unindo motor a gasolina a um elétrico

R 1200 GS xDrive Hybrid, moto híbrida com tração integral, chegará às lojas em breve. São 170 cv, unindo motor a gasolina a um elétrico

Para a empresa, o modelo escreve uma nova página na história da lendária família GS. O sistema 2WD híbrido assegura uma tração ainda melhor em condições de estrada escorregadia, areia profunda ou lama, fazendo da R 1200 GS xDrive Hibrid uma moto para transcender qualquer obstáculo e levar as aventuras off road à outro patamar. A tração integral pode ser operada automaticamente ou manualmente pelo piloto através de um interruptor que aciona o propulsor sobre a roda dianteira.

A tração integral pode ser operada automaticamente ou manualmente pelo piloto, através de um interruptor

A tração integral pode ser operada automaticamente ou manualmente pelo piloto, através de um interruptor

“A potência é sempre fornecida à roda dianteira na quantidade certa e adequada,  dependendo da situação de condução. Isto significa que a roda dianteira só recebe a quantidade de energia que as condições de tração permitem – por exemplo em condições de neve molhada ou profunda”, explicou a empresa sobre o funcionamento do sistema 2WD. O piloto pode optar por vários modos de condução para personalizar o funcionamento do sistema de tração integral, e ajustar as estratégias do sistema híbrido para atender às suas necessidades. Tudo isso acontece através do próprio display LCD.

R 1200 GS xDrive Hibrid: pronta para tudo, inclusive para o Polo Norte

Durante a fase de testes, o modelo foi exposto a condições extremas de pilotagem, visando o aperfeiçoamento do produto. Então, a equipe de trabalho levou a moto para o Polo Norte, onde ela encarou trechos com cerca de um metro de neve e temperaturas abaixo dos – 50ºC, e surpreendeu. “Estávamos absolutamente espantados no modo como o sistema integral se mostrou confiável, sem apresentar nenhum problema, mesmo a 56 graus negativos. Provavelmente a conclusão mais emocionante que podemos tirar de nossos testes é que, pela primeira vez, podemos oferecer uma motocicleta capaz de rodar com facilidade em meio a 1,25 metro de neve”, concluiu Reiner Scherbeck, chefe de testes de inverno na BMW Motorrad.

Durante seu desenvolvimento, a R 1200 GS híbrida encarou trechos com cerca de um metro de neve e temperaturas abaixo dos - 50ºC

Durante seu desenvolvimento, a R 1200 GS híbrida encarou trechos com cerca de um metro de neve e temperaturas abaixo dos – 50ºC

O projeto foi desenvolvido por diferentes equipes do BMW Group, integrando vários departamentos do conglomerado tecnológico alemão. Este trabalho ‘a muitas mãos’ tornou possível chegar à versão final das baterias que são usadas pelo propulsor elétrico, que são recarregadas automaticamente a medida que o motor a gasolina faz a moto andar, e que não acarretou em peso extra ao modelo. Para se manter igual na balança, a R 1200 GS xDrive Hibrid recebeu um novo sistema de freios, que conta com apenas um (e não dois, como é na R 1200 GS ‘convencional’) disco de freio. O aperfeiçoamento no ABS, que tornou possível descartar um dos discos hidráulicos, retirou 2,9 kg da moto.

A nova BMW está confirmada para chegar ao mercado no segundo semestre de 2017, ainda sem preço definido

A nova BMW está confirmada para chegar ao mercado no segundo semestre de 2017, ainda sem preço definido

BMW R 1200 GS xDrive Hybrid ainda sem preço definido

Depois de aprovada em todos os testes, a nova moto da BMW está confirmada para chegar ao mercado no segundo semestre de 2017, ainda sem preço definido. Sobre seu lançamento oficial a marca limitou-se a informar que a R 1200 GS híbrida será” apresentada ao público, em um local adequado, em breve”. Junto do novo modelo, a  BMW anunciará combinações de pneus e acessórios específicos para seu melhor uso em diferentes situações. Por enquanto, resta-nos aguardar.

Separador_motos



Jornalista gaúcho convicto de que um passeio de moto em um dia de sol é a cura para praticamente todos os males da vida. Fã de motoaventurismo, competições de moto, café, praia e de rock n roll.