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Moto Honda dá dicas de como se comportar em situações adversas

Instrutores do CETH recomendam concentra‡Æo redobrada em todos os tipos de pista ou clima e conhecimento de t‚cnicas de pilotagem com seguran‡a

NÆo ‚ sempre que o motociclista encontrar  pela frente um asfalto em perfeito estado ou nÆo precisar  pilotar em um dia chuvoso. Por isso, ‚ necess rio estar atento …s adversidades que possam ser encontradas ao longo do percurso, como condi‡äes da pista ou clima desfavor vel. De acordo com os instrutores do Centro Educacional de Trƒnsito Honda (CETH), ‚ fundamental que, al‚m de utilizar vestu rio apropriado, o condutor saiba como reagir em algumas situa‡äes inesperadas.

Para uma pilotagem segura, seja em terrenos irregulares ou … noite, ‚ indispens vel que o piloto conhe‡a t‚cnicas e tenha precisÆo nos movimentos. Cautela e concentra‡Æo redobradas tamb‚m sÆo outros fatores de extrema importƒncia para que nÆo ocorra nenhum imprevisto durante o trajeto.

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Pista molhada – A pilotagem sob a chuva exige bastante aten‡Æo do piloto, que deve ter consciˆncia de que nessa ocasiÆo o atrito do pneu com o solo diminui pela metade. Isso significa que o espa‡o necess rio de parada duplica, sendo aconselh vel reduzir a velocidade e ampliar a distƒncia em rela‡Æo aos ve¡culos.

O piloto tamb‚m precisa redobrar a aten‡Æo no in¡cio da chuva. Nesse momento, a pista fica mais lisa em razÆo da poeira e do ¢leo, formando uma pel¡cula escorregadia. Uma outra dica ‚ aguardar, se poss¡vel, o tempo necess rio para que a chuva “lave” a pista. Isso melhora a condi‡Æo de atrito entre o pneu e o solo, reduzindo consideravelmente o perigo de um acidente.

Pilotagem noturna – A visÆo fica reduzida em rela‡Æo … pilotagem durante o dia, deixando o motociclista com apenas 1/6 da visualiza‡Æo diurna. Existe uma altera‡Æo na no‡Æo de profundidade e os far¢is dos outros ve¡culos causam ofuscamento.

A redu‡Æo de velocidade e a utiliza‡Æo de luz baixa sÆo algumas das providˆncias a serem tomadas. Caso isso seja feito, ‚ comum que o ve¡culo no sentido contr rio fa‡a o mesmo. Outra dica ‚ semicerrar os olhos para adaptar a visÆo mais rapidamente … falta de luz.  recomend vel ainda nÆo olhar diretamente para os far¢is que vˆm na pista oposta.

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Terrenos irregulares – O condutor precisa observar ondula‡äes ou superf¡cies irregulares para evitar poss¡veis choques. Deve-se levantar sobre as pedaleiras, uma vez que os p‚s e as mÆos sÆo as £nicas  reas do corpo em contato com a motocicleta, segurar firme o guidÆo, ficar com os joelhos relaxados junto ao tanque e manter pulsos e bra‡os prontos para receber o choque.

Em caso de terrenos com buracos, o motociclista deve contar com a grande maneabilidade do ve¡culo. Essa caracter¡stica ‚ de extrema importƒncia e favorece a mudan‡a r pida de trajet¢ria, auxiliando na seguran‡a do piloto.

Derrapagens – No caso de uma situa‡Æo de derrapagem, o motociclista deve agir com rapidez e de forma adequada, mantendo as rodas girando e a acelera‡Æo constante. Como £ltimo recurso, caso a velocidade esteja baixa ao derrapar, o condutor pode utilizar os p‚s como apoio para endireitar a moto.

Os instrutores do CETH alertam que a melhor maneira para se controlar uma derrapagem ‚ evit -la.  aconselh vel, por exemplo, reduzir a velocidade ao atravessar um local desconhecido.

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Desde 1998, quando foi inaugurado, o CETH tem compromisso de promover a conscientiza‡Æo de um n£mero cada vez maior de usu rios. Por isso, realiza cursos te¢ricos e pr ticos em m¢dulos b sicos, avan‡ados e ainda para forma‡Æo de instrutores da rede de concession rias da marca, frotistas, ¢rgÆos p£blicos e entidades.