Publicidade

Para que nÆo ocorra nenhum imprevisto nas f‚rias, marca incentiva consumidor a agendar uma visita … rede de concession rias

O objetivo de qualquer motociclista ao pegar uma estrada para curtir suas f‚rias ‚ chegar ao destino sem nenhum imprevisto. NÆo est  disposto a interromper seu trajeto, por exemplo, pela falta de ¢leo no motor, em razÆo de uma folga excessiva na corrente de transmissÆo ou pelos freios desgastados. Por isso, a Moto Honda da Amaz“nia recomenda visitar uma das 642 concession rias da marca e realizar uma revisÆo peri¢dica antes de iniciar a viagem.

Em aproximadamente uma hora os profissionais de oficina checam diversos itens como cabos de embreagem e de freio, folga de manetes, desgaste e pressÆo dos pneus, regulagem da corrente de transmissÆo, al‚m de vazamentos do n¡vel do ¢leo do motor, lƒmpadas e o sistema el‚trico da motocicleta. Tudo para garantir tranqilidade e seguran‡a no percurso.

Os t‚cnicos da rede autorizada tamb‚m verificam o funcionamento do motor e do sistema de alimenta‡Æo quanto … necessidade de eventuais regulagens ou ajustes, como regulagem de v lvulas e marcha lenta. A revisÆo peri¢dica ‚ simples, r pida e indispens vel.

Publicidade

Para facilitar ainda mais esse trabalho, 46% das concession rias trabalham com hor rio estendido: abrindo antes das 8h da manhÆ. A Honda sugere que a motocicleta seja levada …s concession rias para revisÆo depois de transcorridos os intervalos de quilometragem mencionados no manual do propriet rio (que variam entre 1.000 km e 6.000 km, conforme o modelo da motocicleta) ou a cada seis meses de uso. Al‚m de contar com profissionais treinados continuamente, a Rede possui estoque de pe‡as genu¡nas para atender …s necessidades dos consumidores.

 fundamental, no entanto, agendar um hor rio. Caso nÆo saiba o endere‡o ou telefone da concession ria mais pr¢xima, a Moto Honda disponibiliza o site www.honda.com.br e o telefone 0800 7013432.

Motociclista atento – O pr¢prio motociclista tem condi‡Æo de verificar alguns itens e se prevenir contra eventuais irregularidades. A recomenda‡Æo ‚ que o condutor esteja atento em todos os procedimentos. De equipamento de seguran‡a e vestu rio ao roteiro da viagem. Para isso, a Honda d  algumas dicas de como evitar situa‡Æo adversas.

O sistema de freios ‚ um item indispens vel para sua seguran‡a. Assim, verifique se est  devidamente regulado e lubrificado. Se for hidr ulico, ‚ importante checar o n¡vel do fluido. Uma indica‡Æo abaixo do m¡nimo pode significar vazamento ou desgaste excessivo da pastilha. Nesse caso, ‚ fundamental levar a uma concession ria para realizar o check-up do sistema de freios.

Publicidade

Antes de pegar a estrada, confira se a calibragem dos pneus est  de acordo com as especifica‡äes do Manual do Propriet rio. Com garupa, em alguns modelos, o pneu traseiro deve receber pressÆo maior para compensar o peso extra. Veja tamb‚m a presen‡a de objetos presos, como pregos, cacos de vidros e pedras e checar se algum raio da roda est  quebrado, pois ele pode perfurar a cƒmara de ar e comprometer sua seguran‡a.

Aten‡Æo tamb‚m … substitui‡Æo do filtro de ¢leo. J  o filtro de ar, por reter muitas impurezas, deve ser limpo periodicamente ou substitu¡do quando necess rio a fim de evitar desgaste prematuro dos an‚is e dos cilindros do motor. Se o mesmo for de espuma, ‚ necess rio lav -lo com querosene e reaplicar ¢leo de motor.

Diariamente ‚ recomend vel verificar o n¡vel do ¢leo lubrificante. Caso esteja abaixo do recomendado, deve-se preencher ou efetuar a troca completa.  importante lavar e lubrificar o sistema de corrente ap¢s o uso da motocicleta em estradas de terra.

Outro item fundamental ‚ o sistema el‚trico. A inspe‡Æo inclui conferir o funcionamento das luzes (de freio, piscas, lanterna, farol e painel). Qualquer tipo de problema nesses equipamentos ser  considerado infra‡Æo m‚dia, segundo o C¢digo de Trƒnsito Brasileiro. Isso acarretar  penalidade na carteira de habilita‡Æo e multa.

Publicidade

Equipamentos em dia –  necess rio que o capacete esteja dentro do prazo de validade. Antes de iniciar a viagem, deve ser ajustado de forma a nÆo ficar apertado nem folgado. A viseira ‚ outro item que exige cuidado: precisa estar sempre limpa e sem riscos.

Roupas de cor clara facilitam a visÆo de outros motociclistas, principalmente … noite. J  cal‡as e jaquetas confeccionadas em tecido grosso ou couro sÆo indispens veis, bem como botas ou sapatos que protejam os p‚s, luvas e capas de chuva.

 fundamental conferir se existem postos de combust¡vel e restaurantes no trajeto. Ao parar para abastecer, a recomenda‡Æo da Moto Honda ‚ checar o n¡vel do ¢leo do motor – para evitar eventuais vazamentos, o n¡vel m ximo indicado na vareta de ¢leo nÆo deve ser ultrapassado – e a calibragem dos pneus.

As dicas para uma pilotagem mais segura nÆo estÆo ligadas apenas ao ve¡culo de duas rodas.  recomend vel tamb‚m que o motociclista fa‡a uma parada a cada 90 minutos para movimentar os m£sculos. Isso ajuda a evitar os efeitos da fadiga e da a‡Æo do vento.