A primeira motocicleta a c‚lulas de combust¡vel est em testes na Inglaterra. Desenvolvida pela Intelligent Energy, de Mayfair, Londres, ela tem por tr s nada menos de 10 anos de desenvolvimento em colabora‡Æo com a Seymourpowell, empresa de designers de produtos e se chama ENV, Emissions Neutral Vehicle, ve¡culo neutro em emissäes.
Sua velocidade m xima ‚ de 80 km/h, sua autonomia ‚ de 160 km/h e ela nÆo possui trem de for‡a – nem embreagem, nem caixa de marchas nem transmissÆo final. As c‚lulas vÆo acomodadas dentro de um continente do tamanho de uma caixa de sapatos – e podem ser destacadas e utilizadas como fonte de energia em qualquer outro lugar.
As c‚lulas de combust¡vel nÆo sÆo uma id‚ia nova para os londrinos – afinal, muitos deles j andaram em “nibus com esta tecnologia. Seu princ¡pio b sico, de uma rea‡Æo eletroqu¡mica, j ‚ mais do que conhecido, e os londrinos sabem que o hidrogˆnio pode ser tirado de fontes renov veis como o bioetanol que vem da cana de a‡£car ou mesmo de qualquer hidrocarbono, como petr¢leo ou g s natural.
A ENV ‚ uma versÆo h¡brida, j que usa tamb‚m um pacote de baterias – que estÆo ali apenas para ajudar nas acelera‡äes.
O tanque de combust¡vel fica alojado como o de uma moto convencional, e a ENV pesa 80kg. O maior problema ‚ que nÆo h ainda muitos postos de reabastecimento de hidrogˆnio, o primeiro tendo sido inaugurado em Essex no fim do ano. Dizem os interessados que a moto estar a venda dentro de um ano.
Jos‚ Luis Vieira
Jos‚ Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de ve¡culos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de reda‡Æo da revista Carga & Transporte.