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A pandemia causada pelo Covid-19 obrigou (praticamente) todos a fazerem uma parada, se recolhendo em suas casas e deixando a moto na garagem. Porém, isso não é motivo para abandoná-la, ainda mais que sujeira acumulada pode causar pequenos pontos de ferrugem na motocicleta. Como levá-la a uma oficina ou lava-rápido agora não é uma opção, deixe a preguiça de lado, separe o equipamento e veja qual a melhor forma de lavar sua moto!

A quarentena não precisa ser monótona quando se tem uma moto em casa

A quarentena não precisa ser monótona quando se tem uma moto em casa

Moto suja se lava em casa

Primeiro de tudo, saiba que moto não é carro, por isso o que serve nos automóveis não funciona para as motocicletas. Aquele festival de jato de água faz mal a elas, pois não possuem carroceria cobrindo o motor, freios, cabos etc. Mesmo feita para suportar as intempéries, devemos proteger algumas partes. Quando a moto suja recebe um jato de água pressurizado, a umidade penetra nos chicotes elétricos e pode provocar o maior curto circuito. Por tudo isso, sei que vou entristecer muita gente, mas nossas queridas NÃO gostam de tomar banho!

Cuidado com solventes

Da mesma forma, muitos componentes móveis são protegidos por anéis de borracha (os chamados o-rings), que estão na corrente e juntas como balança, pedal de câmbio e outros. Ao mandar um jato de querosene por cima de tudo, (ou qualquer outro solvente), estas borrachas sofrem um ressecamento e irão rachar, perdendo a capacidade de vedar a entrada de sujeira ou permitindo o vazamento de óleo. A água quente elimina a lubrificação de muitas peças móveis, sobretudo rolamentos e a corrente. Aliás, esta é a maior vítima do excesso de lavagem.

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O pior de tudo é o querosene no disco de freio, o produto é um solvente que leva óleo na sua composição. Caso alguém ainda não saiba, o óleo é um excelente redutor de atrito e os freios vivem de atrito. Se a gente melecar o disco de freio com ele, na primeira frenagem o resíduo vai impregnar as pastilhas e você terá nas mãos uma moto sem capacidade de frear nem pensamento. Sabe o que vai acontecer? Você terá de desmontar a roda, retirar as pastilhas e lixá-las até sair todo o querosene.

Preparando o banho

Procure um local abrigado do sol e prepare seu kit-banho-na-motoca, composto de: óculos de proteção (sim, você não quer ser um motociclista zarolho), luvas cirúrgicas (não tem coisa que detona mais a mão do que lavar moto suja), pincel macio, uma vasilha, a lata de querosene (êpa, como assim? Sim, você pode usar querosene em ALGUMAS partes ) ou os produtinhos desengraxantes novos que lançaram no mercado e que não vou dizer a marca, um balde, panos, esponja e a mangueira.

Comece pincelando querosene nas partes onde normalmente grudam as sujeiras mais renitentes, como a parte debaixo do motor, nas áreas onde respingam óleo de corrente (sem molhar a corrente com querosene), por baixo dos para-lamas (que ficam respingados de asfalto derretido), cárter, balança traseira, bengalas, roda traseira (sem atingir o disco ou cubo de freio), raios e bloco do motor. Logo depois jogue água com a mangueira, sem pressão, só para retirar o querosene.

Derreta um pouco de sabão de coco no balde com água até fazer espuma. Mergulhe a esponja (não use aquela de dupla face porque risca os cromados) na água e ensaboa a bichinha toda, até ela ficar toda coberta de espuma. Comece sempre de cima para baixo, da parte mais limpa para a parte mais suja. Enxague com cuidado, sem pressão, até sair todo sabão. Nas motocicletas com escapamento saindo por cima, tome o cuidado de cobrir a saída para evitar a entrada de água. O banco pode ser esfregado com uma escova de cerdas macias, principalmente se for colorido (azul, amarelo, vermelho). Tire todo o sabão.

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Água fria no motor quente?

Não vai ser o caso agora, mas aquele papo de que jogar água fria no motor quente trinca o bloco é balela, do contrario todas as motos de enduro e rally teriam partido ao meio cada vez que o piloto atravessasse um rio. Entretanto, quando for está a situação espere o motor esfriar antes de jogar água, só para não ficar aquele vapor fedorento na sua cara.

Viu? Não quebrou!

Viu? Não quebrou!

Toque final

Antes de enxugar com um pano macio (camisetas velhas são excelentes), balance bastante a moto pra frente e pra trás para tirar o excesso de água que fica acumulado em pequenas “conchas”. Destape o escapamento e ligue o motor só por uns 30 segundos para tirar a umidade. Enxugue principalmente as partes cromadas para evitar a formação de ferrugem. Comece de cima para baixo e depois de tudo sequinho, volte a ligar o motor por uns 2 minutos só pra secar tudo direitinho.

Frescuras básicas:

Polimento e cera, mas só a cada dois meses para não “gastar” as partes pintadas e cromadas. Nas peças cromadas use limpa prata, com cuidado de usar esponja para espalhar a cera e estopa ou algodão para tirar o excesso e dar brilho. Nas peças de plástico, use cera à base de silicone para não ressecar. No tanque pode-se usar cera automotiva.

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Um aviso: não recomenda-se o polimento do tanque (nem encerar o banco) porque fica tudo mais escorregadio do que uma tilápia ensaboada. Com a moto toda lisinha, se tiver de frear forte, você não terá como se segurar e corre sério risco de bater com os miúdos no tanque e fazer ovos estalados – no caso dos cavalheiros, claro. Nas esportivas é pior ainda, porque nas frenagens o peso do corpo é transferido para as pernas.

Cuidado para não deixar o tanque liso, especialmente nas esportivas

Cuidado para não deixar o tanque liso, especialmente nas esportivas

Moto Suja – mais dicas:

  • Nunca, jamais, passe produtos químicos nos pneus, o famoso “pneu pretinho”, porque pneu já é preto e a química resseca a borracha
  • Não lave a moto em cima de plantas, tadinhas, elas morrem de asfixia com o querosene
  • Após a lavagem (ou lavação), lubrifique a corrente com graxa branca e também lubrifique o cabo de embreagem com óleo fino
  • Cuidado nas primeiras frenagens porque o sistema de freios estará molhado e frio
  • Lave a moto suja em intervalos maiores de 15 dias, melhor ainda a cada 30 dias
  • Aproveite a lavagem para verificar o desgaste de peças, checagem das lâmpadas e regulagens diversas
  • Os mais frescos podem retirar o tanque e banco, mas não jogue água nestas partes, limpe apenas com pano úmido

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Tite
Geraldo "Tite" Simões é jornalista e instrutor de pilotagem dos cursos BikeMaster e Abtrans.