Publicidade
Foto: Estique os fios para a frente da moto, fazendo duas paralelas - Bitenca

Foto: Estique os fios para a frente da moto, fazendo duas paralelas - Bitenca

Olá Bitenca, Comprei uma moto custom a uns meses e um amigo me disse que ela está torta, como saber se isso é verdade? Onrigado pela ajuda, Sergio, 34, Bofete, SP.

R: Sergio, você pode fazer o teste andando nela mesmo.
Numa reta tranquila, sem trânsito ganhe um pouco de velocidade e tente soltar as mãos por uns segundos. Se você tiver que jogar o corpo para um dos lados para manter a moto na linha reta, isso é sinal que ela está torta, mande verificar.
Uma outra forma é verificando a posição das rodas por meio de um fio, ou barbante.
Prenda na roda traseira o fio, de modo que ele passe pelas bordas do pneu e estique até a frente da moto. Você vai ter os dois fios fazendo duas retas perfeitamente paralelas. Entre essas retas a roda dianteira deve ficar exatamente no centro, no meio das duas retas quando a direção estiver apontando bem à frente da moto. Se a roda estiver mais para quaisquer um dos lados a sua moto está torta mesmo.
Das duas formas você pode verificar, mas com o barbante você pode dizer em milímetros o tanto que ela está torta. Boa sorte, Abraços,


Fala galerinha maneira, gostaria de conselhos de como remover ferrugem na parte interna do tanque e prevenir para que não volte, é que estou pensando em pegar uma virago 535 e como a maioria fica parada por muito tempo (até anos) acho que a probabilidade disto acontecer (principalmente com a maresia daqui de salvador) é grande. forte abraço. Adson, 23, Salvador, BA.

Publicidade

Foto: Limpe o tanque xacoalhando com parafusos dentro - Bitenca

Foto: Limpe o tanque xacoalhando com parafusos dentro - Bitenca

R: Adson, a melhor maneira de tirar a sujeira do tanque é retirar a torneira e filtro, tampar os furos com uma fita e encher de parafusos e porcas (limpas) ou pequenos objetos com arestas que chacoalhando dentro do tanque com gasolina mesmo e/ou com uma solução de detergente as partículas de dentro se soltem. Depois, lave bem com água corrente e em seguida coloque um pouco de gasolina ou álcool para retirar toda água. Em seguida encha com o combustível normal.
Para proteção pode haver resinas especiais próprias para revestimento de tanques mas não acho necessário, até porque são caras e difíceis de encontrar pois são para uso industrial, não são necessárias em veículos de uso normal.
Se estiver bem limpo e para ficar guardado muito tempo, é melhor que permaneça cheio para não deixar oxigênio que inicie uma oxidação. Por outro
lado, para não haver depósito de goma da gasolina, você pode mantê-lo cheio de querosene ou outro líquido inerte.
Mas a melhor forma de manter o tanque limpo é usá-lo. Os vapores da gasolina em uso evitam a oxidação e ele sempre se mantém limpo, a não ser que fique muito tempo parado e com pouca ou nenhuma gasolina dentro. Abraços.