Publicidade

O líder do Campeonato do Mundo de Moto2™, Johann Zarco, foi mestre neste Grande Prêmio da Inglaterra, 12ª corrida da temporada, ao conquistar a quinta vitória e o 11º pódio da temporada, à frente de Alex Rins e do Campeão do Mundo Tito Rabat.

Inicialmente a corrida foi declarada “com pista molhada” pela direção de prova, mas logo se viu que a chuva não iria continuar e a verdade é que não tardou para surgir um trilho seco. Com este panorama pela frente, o gaulês da Ajo Motorsport usou de cautela no início da corrida, não atacando nas primeiras voltas e chegando mesmo a estar na quarta posição na segunda volta.

Zarco

Johann Zarco da Ajo Motorsport

Enquanto isso, os espanhóis da Estrella Galicia 0,0 Marc VDS e da Páginas Amarillas HP 40 assumiam o comando das hostilidades; Tito Rabat foi o primeiro líder, com Rins passando depois a liderar na segunda volta. Contudo, Zarco, depois de chegar à segunda posição na quarta volta, tratou logo de atacar o espanhol para ultrapassá-lo na sétima volta.

Publicidade

Entretanto Rabat buscava também recuperar terreno e depois de quatro voltas em quarto o Campeão do Mundo entrava no pódio provisório ao passar o colega de equipe Alex Márquez na curva Village, a mesma onde sofreu queda ontem e na qual, na volta seguinte, acabou por chegar ao segundo posto, trocando de posição com Alex Rins.

Nessa altura da corrida, Zarco já contava com margem confortável na frente do pelotão e continuava a fazê-la crescer numa verdadeira demonstração de mestria no que toca a gerir pneus de chuva em uma pista com uma linha cada vez mais seca. Em contrapartida, os rivais começavam a debater-se com problemas de durabilidade dos pneus e recorriam às zonas molhadas da pista para tentarem baixar as temperaturas e, com isso, aumentarem um pouco a vida das borrachas traseiras.

Mas a verdade é que nem mesmo isso foi o bastante para travar Rins. Com o gaulês já fora de alcance, o espanhol da Páginas Amarillas HP40 colou em Rabat e acabou passando na 14ª volta em uma emocionante luta pela segunda posição na corrida e, simultaneamente, no campeonato. Rabat ainda tentou de tudo para se defender, mas acabou por ter de se contentar com o terceiro posto, isto depois de também ter tido de se defender do colega de equipe.

No final Rins ainda tentou atacar Zarco, a três voltas do final, rodando cerca de dois segundos por volta mais rápido que o líder da geral. Contudo, o atraso já era muito significativo e o espanhol acabou por ter de se contentar apenas com o terceiro pódio consecutivo depois da vitória em Indy e do terceiro lugar em Brno, resultado que lhe permitiu superar Rabat na classificação geral e passar a ocupar o segundo posto, com três pontos de vantagem sobre o Campeão do Mundo.

Publicidade

Enquanto isso, Alex Márquez terminava em quarto, com Jonas Folger (AGR Team) fechando a lista dos cinco primeiros à frente de um decepcionante Sam Lowes. O britânico da Speed Up Racing não conseguiu tirar qualquer partido da pole position e depois de ter caído para nono logo na primeira volta, o melhor que conseguiu foi o sexto posto a distantes 28 segundos de Zarco e 20 segundos do Top 5.

Completando a lista dos dez primeiros ficaram ainda o mestre do molhado Anthony West (QMMF Racing Team), Sandro Cortese (Dynavolt Intact GP), Thomas Luthi (Derendinger Racing Interwetten) e Ricard Cardus (JPMoto Malaysia).

Situação do campeonato após 12 etapas – Moto2™:

Moto2_campeonato_30_08

Publicidade

Banner GP Dorna