Alex Marquez da Estrella Galicia 0,0

Moto3™: Alex Márquez vence corrida marcada por quedas

Alex Márquez (Estrella Galicia 0,0) conquistou a segunda vitória consecutiva na Moto3™ este sábado em Assen, com Alex Rins (Estrella Galicia 0,0) e Miguel Oliveira (Mahindra Racing) dividindo com ele o pódio após as quedas dos líderes do campeonato Jack Miller (Red Bull KTM Ajo) e Romano Fenati (SKY Racing Team VR46).

Alex Marquez da Estrella Galicia 0,0

Alex Marquez da Estrella Galicia 0,0

Márquez deu continuidade à vitória de Barcelona com mais uma atuação dominadora para vencer em Assen neste sábado, com quase três segundos de vantagem depois de ter liderado a maior parte da corrida desde a largada na segunda posição do grid. O colega de equipe Rins ainda chegou a lutar pela vitória por alguns momentos, mas o mais jovem dos irmãos Márquez acabou se revelando mais forte ao longo das 22 voltas.

Rins passou Oliveira nos momentos finais da prova, passando então para segundo, enquanto 12 segundos mais atrás Alexis Masbou (Ongetta-Rivacold) levava vantagem em uma impressionante batalha a sete pela quarta posição.

Incapazes de superarem Masbou, Niccolo Antonelli (Junior Team GO&FUN), Efren Vazquez (SAXOPRINT RTG), Isaac Viñales (Calvo Team), Danny Kent (Red Bull Husqvarna Ajo), Brad Binder (Ambrogio Racing) e John McPhee (SAXOPRINT RTG) completaram a lista dos dez primeiros. Miller sofreu queda nos momentos iniciais da corrida, enquanto Fenati lutou para terminar em 18º após um erro inicial e nova queda que o fez voltar a perder terreno.

Nenhum dos líderes do campeonato se lesionou e continuam a ocupar as duas primeiras posições da geral, com Miller ainda tendo sete pontos de vantagem no topo da classificação, se bem que agora Márquez está empatado com Fenati em segundo enquanto Rins é quarto – a três pontos do colega de equipe. Enea Bastianini (Junior Team Go&FUN Moto3), Niklas Ajo (Avant Tecno Husqvarna Ajo) e Karel Hanika (Red Bull KTM Ajo) sofreram quedas sem consequência, mas Ajo foi levado ao centro médico para exames no tornozelo.

Registou-se ainda feio acidente entre Luca Grünwald (Kiefer Racing), Juanfran Guevara (Mapfre Aspar Team Moto3) e Alessandro Tonucci (CIP) na chicane, na última volta, episódio que os impediu de terminar a corrida, mas felizmente nenhum deles se lesionou. Eric Granado terminou a prova na 19ª colocação.