Romano Fenati é festejado por Valentino Rossi pela vela vitória em Aragón

Moto3™: Romano Fenati vence em condições complicadas

Romano Fenati foi quem avaliou melhor as condições de piso traiçoeiras na corrida de Moto3™ do Grande Prêmio Movistar de Aragão, com Alex Márquez e Danny Kent também no pódio. Márquez e Jack Miller se tocaram no início da corrida, incidente que provocou a queda de Miller. Ambos foram advertidos pela direção de prova.

Romano Fenati é festejado por Valentino Rossi pela vela vitória em Aragón

Romano Fenati é festejado por Valentino Rossi pela vela vitória em Aragón

O início da corrida foi atrasado devido ao nevoeiro que afetou os Warm Ups da manhã e, apesar de haver uma linha seca na pista, o combate da Moto3™ contou com condições complicadas. Fenati (SKY Racing Team VR46) fez excelente prova desde o 13º posto do grid para vencer na última volta uma prova recheada de incidentes; o italiano cruzou a linha de chegada com 0,057s de vantagem sobre Márquez e 0,226s sobre Kent (Red Bull Husqvarna Ajo).

Com esse resultado Márquez (Estrella Galicia 0,0) assumiu a liderança do campeonato com 11 pontos de margem quando faltam apenas quatro corridas. Miller e Márquez tocaram-se nos momentos iniciais da corrida, com Miller caindo quando os dois lutavam pela liderança; o australiano da Red Bull KTM Ajo ainda voltou à corrida, mas acabou terminando em 27º após segunda queda.

Um erro de Alex Rins (Estrella Galicia 0,0) no meio da prova fez com que ele caisse para sétimo, depois de ter estado na briga pela liderança da prova. O espanhol mesmo assim conseguiu terminar em quarto, à frente de Jakub Kornfeil (Calvo Team); o checo também cometeu um erro, indo ao chão e perdendo a liderança inicial da corrida. O Top 10 contou ainda com Enea Bastianini (Junior Team Go&FUN Moto3), Miguel Oliveira (Mahindra Racing), que fez excelente recuperação após largar da 20ª posição no grid, Brad Binder (Ambrogio Racing), Niccolo Antonelli (Junior Team GO&FUN) e Alexis Masbou (Ongetta-Rivacold). Hiroki Ono (Honda Team Asia) também fez boa prova ao terminar em 11º depois de largar em 19º.

As condições de piso em processo de secagem levaram a várias quedas ao longo da prova, com alguns pilotos a cairem mais que uma vez. Luca Grünwald (Keifer Racing) caiu na Curva 1 com pneus de chuva. Matteo Ferrari (San Carlo Team Italia) foi ao chão pouco depois, tal como Karel Hanika (Red Bull KTM Ajo), que conseguiu voltar à corrida. Scott Deroue (RW Racing GP) e Juanfran Guevara (Mapfre Aspar Team Moto3) também caíram, mas não conseguiram voltar à pista. Jorge Navarro (Marc VDS Racing Team), Alessandro Tonucci (CIP) e Philip Oettl (Interwetten Paddock Moto3) desistiram por queda, bem como Andrea Migno (Mahindra Racing). Isaac Viñales (Calvo Team) caiu duas vezes e conseguiu sempre voltar à corrida. Os colegas de equipa na Saxoprint-RTG, Efrén Vázquez e John McPhee também caíram, com o último sofrendo uma segunda queda.

Já o brasileiro Eric Granado (Calvo Team) terminou em 17º depois de ter largado da 21ª posição do grid.