Publicidade
Zulfhami Khairuddin, da AirAsia-SIC-Ajo, conquistou histórica primeira pole position da carreira em casa, no Grande Prémio de Motociclismo da Malásia, em Sepang, à frente de Jonas Folger e Sandro Cortese

Zulfhami Khairuddin, da AirAsia-SIC-Ajo, conquistou histórica primeira pole position da carreira em casa, no Grande Prémio de Motociclismo da Malásia, em Sepang, à frente de Jonas Folger e Sandro Cortese

Khairuddin não podia ter escolhido melhor ocasião para registar um hat trick pessoal, composto pela primeira pole de sempre num GP, o facto de ser o primeiro malaio a conquistar uma pole position e por o ter feito no dia do seu 21º aniversário. O jovem malaio encontrou novo ritmo no início da qualificação, mas deixou para as últimas voltas o ataque à frente e a conquista da primeira posição da grelha com uma marca de 2m13,885s, a mais rápida do fim-de-semana até ao momento.

Jonas Folger (Mapfre Aspar Team Moto2), que tinha sido o mais rápido da última sessão de treinos, encontrou algum trânsito nas últimas voltas e falhou a pole, enquanto Sandro Cortese (Red Bull KTM Ajo) teve sorte idêntica nas suas voltas rápidas. A liderar a segunda linha está Louis Rossi (Racing Team Germany), que aumentou muito o seu andamento esta tarde na qualificação, com o português Miguel Oliveira (Estrella Galicia 0,0) a garantir o quinto posto da grelha.

Éfren Vázquez (JHK t-shirt Laglisse) deu continuidade ao sólido momento de forma durante a tarde e completou a segunda linha com o sexto lugar, enquanto o sétimo ficou a cargo de Brad Binder com a sua RW Racing GP. O tornou o feito de Binder ainda mais impressionante foi ele ter perdido grande parte da sessão matinal devido a problema de motor. Em oitavo está o companheiro de equipa de Oliveira, Alix Rins, que conseguiu levar a melhor sobre o companheiro de equipa de Vázquez, Adiran Martín, e sobre o vencedor da última corrida Danny Kent (Red Bull KTM Ajo), que espera voltar a lutar por mais um pódio amanhã.

Publicidade

Apesar de ter assinado o quinto tempo da sessão, o companheiro de equipa de Binder, Luis Salom, vai partir de décimo dada a penalização de cinco posições na grelha de partida imposta pela Direcção de Corrida após a queda com Folger em Motegi. Romano Fenati (Team Italia FMI) e Danny Webb (Mahindra Racing) sofreram quedas durante a sessão, mas saíram ilesos.