Luis Salom, da Red Bull KTM Ajo, comemora a vitória em Mugello

Moto3™: Luis Salom vence após intensa batalha de Mugello

Luís Salom conquistou a segunda vitória de Moto3™ desta temporada após emocionante batalha no Grande Prêmio de Itália, Mugello. O piloto da Red Bull KTM Ajo conseguiu pequena vantagem na última volta, levando a melhor sobre Alex Rins, da Estrella Galicia e Maverick Viñales, do Team Calvo, enquanto Miguel Oliveira terminou em quarto com a Mahindra Racing.

Luis Salom, da Red Bull KTM Ajo, comemora a vitória em Mugello

Luis Salom, da Red Bull KTM Ajo, comemora a vitória em Mugello

Após o germânico Jonas Folger ter conseguido a primeira pole da temporada no sábado, à frente de Viñales, que parecia estar com ritmo para garantir a terceira vitória consecutiva na temporada  de Moto3™. Contudo, Salom, muito consistente, acabou por se sagrar vencedor depois de largar na quinta posição. Após vencer a primeira corrida do ano no Qatar, Salom ainda não tinha ficado fora do pódio neste ano, e acabou dando continuidade à impressionante sequência. O espanhol era terceiro no final da primeira volta e, a cinco do final, aproveitou ao máximo a potência da KTM para saltar para a liderança do grupo da frente na reta de chegada.

O momento crucial surgiu a três voltas do final, com o companheiro de equipa de Rins, Alex Márquez, permitindo que Salom se isolasse o bastante para manter a vantagem enquanto Rins e Viñales voltaram aos três primeiros. Rins, que não teve um bom início de prova e por esse motivo ficou satisfeito com a segunda colocação, depois de ter largado em terceiro.

Viñales liderou até o meio da prova, depois de superar Folger na quarta volta e levando consigo um grupo de mais cinco pilotos. Mais atrás, outro grupo lutava pela oitava posição. Oliveira conquistou seu melhor resultado da temporada ao terminar em quarto com a Mahindra Racing, depois de ter feito a melhor volta da corrida. Para fechar o Top 5 ficou Márquez, que largou em quinto. Folger não conseguiu voltar ao grupo da frente e acabou a prova em sexto, seguido de Niccolo Antonelli (GO&FUN Gresini Moto3), Niklas Ajo (Avant Tecno), o estreante Eric Granado (Mapfre Aspar Team Moto3) e Jack Miller (Caretta Technology – RTG), que fechou a lista dos dez primeiros.

A quarta vitória da carreira de Salom levou-o à segunda colocação no campeonato, a apenas quatro pontos de Viñales (106 pontos conta 102), com Rins em terceiro, com 81 pontos, enquanto Miguel Oliveira passou a ocupar o sétimo lugar. Romano Fenati não terminou a prova.

A Moto3™ retorna às pistas dentro de duas semanas com o Grande Prémio Aperol da Catalunha.