Alex Rins vence e ganha mais esperança na Moto3

Moto3™: Rins supera Salom após ultrapassagem na última volta

Alex Rins venceu a corrida de Moto3™ do Grande Prêmio eni Motorrad da Alemanha depois de ter largado na pole. O piloto ultrapassou o líder do campeonato Luís Salom na penúltima curva da prova. Maverick Viñales, que também lutou pela liderança, foi terceiro, fazendo com que o Top 3 fosse composto pelos três primeiros classificados do campeonato.

Alex Rins vence e ganha fôlego no campeonato

Alex Rins vence e ganha fôlego no campeonato

No sábado, em Sachsenring, Rins garantiu a terceira pole da temporada e mostrou-se totalmente favorito em voltar à luta pelo campeonato depois de desistir em Jerez, no início da temporada. Rins liderou desde a pole, mas após acirrada batalha com Viñales optou por ceder a primeira posição ao piloto do Team Calvo. A dupla continuou a trocar de posições até à 24ª volta, altura em Viñales aproveitou um erro de Rins, mas acabou vendo Salom (Red Bull KTM Ajo), que como já é hábito esperar pacientemente, em terceiro, aproveitar melhor a oportunidade fazendo dupla ultrapassagem na curva Sachsen.

Após a manobra de Salom, Rins passou Viñales, em situação crucial n entrada da última curva e a três voltas do final, o que lhe permitiu ir atrás do líder. A diferença era de três décimos de segundo no início da última volta, mas Rins foi melhor ao ir por dentro na penúltima curva para garantir a segunda vitória depois de Austin (Texas), com os três primeiros a cruzarem a linha de chegada separados por apenas 0,250s. Em quarto terminou Miguel Oliveira (Mahindra Racing), que levou a melhor sobre Alex Márquez (Estrella Galicia 0,0) nos momentos finais e depois deste último ter aumentado o ritmo na segunda metade da corrida.

O companheiro de equipe do português, Efren Vazquez foi segundo, enquanto Jack Miller (Caretta Technology – RTG) ficou desapontado com o sétimo lugar depois de ter largado em quinto. Quem também ficou desapontado com o resultado foi o piloto da casa Jonas Folger (Mapfre Aspar Team Moto3), que depois de largar em quarto não conseguiu ir além do oitavo lugar na corrida. Alexis Masbou (Ongetta-Rivacold) não largou por problemas no warm-up, enquanto quatro pilotos sofreram quedas. Um erro de Kevin Hanus (Thomas Sabo GP Team) levou-o a colidir com Eric Granado (Mapfre Aspar Team Moto3), enquanto Luca Amato (Mahindra Spiel-Kiste) e Lorenzo Baldassarri (GO&FUN Gresini Moto3) cometeram os seus próprios erros.

O resultado deste domingo faz com que Salom mantenha a liderança do campeonato (172 pontos), com Viñales em segundo (158). O vencedor Rins (142) aproximou-se agora do segundo posto com 30 pontos a separar os três primeiros colocados.

A Moto3™ inicia agora intervalo de um mês antes de voltar às pistas no Grande Prêmio Red Bull de Indianapolis em 18 de Agosto.