Publicidade

Luís Salom dilatou a vantagem classificaçãoda Moto3™ com uma segunda vitória consecutiva, batendo Alex Rins por apenas 0,49s no Grande Prêmio Hertz da Inglaterra. Alex Márquez fechou o pódio, enquanto o homem da pole, Maverick Viñales, não conseguiu o estabelecimento de novo recorde de pódios.

Luis Salom levou a melhor em ferrenha batalha com Viñales, Rins e Márquez

Luis Salom levou a melhor em ferrenha batalha com Viñales, Rins e Márquez

Salom começou como queria, saltando para a liderança da corrida logo na largada, pulando de terceiro no grid  para a primeira colocação. Contudo, antes de completadas 17 voltas o piloto da Red Bull KTM Ajo ainda trocou de posições várias vezes com Viñales (Team Calvo) e Rins (Estrella Galicia 0,0), enquanto o companheiro de equipe deste último, Márquez, também oferecia resistência.

Salom acabou por confirmar a sexta vitória da temporada com menos de 0,050s de vantagem sobre Rins e após fantásticas manobras defensivas na última volta. O resultado marcante foi de Márquez que foi segundo colocado em três provas, enquanto Viñales ficou fora do pódio pela primeira vez; um resultado que o impossibilitou de se tornar no primeiro piloto na história a conquistar 11 pódios consecutivos desde o início da temporada na categoria.

Publicidade

Luis Salom, Red Bull KTM Ajo vencedor em Silverstone

Luis Salom, Red Bull KTM Ajo vencedor em Silverstone

A lista dos seis primeiros contou ainda com Miguel Oliveira (Mahindra Racing) e Jonas Folger (Mapfre Aspar Team Moto3), enquanto o britânico John McPhee (Caretta Technology – RTG) somou dois pontos ao terminar em 14º. Foram quatro os pilotos que não terminaram; incluindo Alessandro Tonucci (La Fonte Tascaracing’s Alessandro Tonucci), que se envolveu em colisão em alta velocidade na curva Woodcote com Eric Granado (Aspar) nos momentos finais da corrida.

As primeiras duas desistências foram as de Jaunfran Guevara (CIP Moto3) e do companheiro de equipe Alan Techer, ambos numa colisão na primeira volta, na curva Vale com Wayne Ryan (Racing Steps Foundation KRP). Zulfahmi Khairuddin, companheiro de equipe de Salom, recuperou para terminar em 20º depois de ter sido forçado a largar do pit lane devido a problemas técnicos no grid.

Publicidade

A liderança de Salom sobre Viñales passou agora a ser de 26 pontos, com Rins a mais sete de distância. A Moto3™ retorna dentro de duas semanas no Misano World Circuit Marco Simoncelli, com o GP Aperol de São Marino e da Riviera di Rimini.