Publicidade
Maverick Viñales assinou a primeira vitória da época, fazendo com o número de vencedores de Moto3™ este ano seja já de três, tal como as rondas disputadas. O piloto do Team Calvo, que passou Alex Rins para liderar, foi declarado o vencedor quando a bandeira vermelha foi mostrada pela segunda corrida consecutiva.

Maverick Viñales assinou a primeira vitória da época, fazendo com o número de vencedores de Moto3™ este ano seja já de três, tal como as rondas disputadas. O piloto do Team Calvo, que passou Alex Rins para liderar, foi declarado o vencedor quando a bandeira vermelha foi mostrada pela segunda corrida consecutiva.

No sábado o piloto da Estrella Galicia 0,0, Rins, rodou para a segunda pole depois de assinar a primeira vitória da carreira há duas semanas e no domingo ainda se defendeu bem do ataque inicial de Viñales, mas perdeu a liderança na terceira volta, na Dry Sack. Dando tudo para se manter em contacto com o líder, Rins acabou por perder a frente da moto na 12ª, caindo e desistindo na curva Alex Crivillé.

O azar de Rins deixou Viñales na frente com ligeira vantagem sobre Luis Salom (KTM Ajo), que chegou a Jerez na liderança conjunta do Campeoanto com Rins. Salom apanhou o líder da corrida e parecia estar à espera do momento certo para atacar, mas viu os intentos frustrados quando a corrida foi interrompida pouco depois de passados os dois terços da corrida.

O incidente que colocou ponto final na prova teve lugar na 17ª volta, com as bandeiras vermelhas a serem mostradas pela segunda vez em igual número de corridas enquanto os médicos prestavam os primeiros socorros ao gaulês Alan Techer (CIP Moto3). Alex Marquez (Estrella Galicia 0,0), Miguel Oliveira (Mahindra Racing), Jack Miller (Caretta Technology – RTG), Niccolo Antonelli (GO&FUN Gresini Moto3), Ana Carrasco (Team Calvo) e Florian Alt (Kiefer Racing) também sofreram quedas, mas todos saíram ilesos, com o português a ver-se relegado do sexto posto em que rodava para a 16ª posição final depois de ter chegado a ser 19º.

Publicidade

A vitória de Viñales, a primeira do piloto desde Mugello no ano passado, surgiu na mesma pista em que se lesionou na mão direita numa queda sofrida na pré-época. Ele é agora o líder da classificação, à frente de Salom e de Jonas Folger (Mapfre Aspar Team Moto3), que refez a mão depois de uma qualificação aquém do esperado no sábado. Brad Binder (Ambrogio Racing) foi quem mais beneficiou com o toque entre Oliveira e Miller, terminando em quarto, à frente de Jakub Kornfeil (Redox RW Racing GP), que levou a cabo fim-de-semana muito positivo quando se tem em conta que não alinhou nos treinos de sexta-feira para levar a cabo exames escolares.

Niklas Ajo (Avant Tecno) evitou problemas ao terminar em sexto, enquanto Zulfahmi Khairuddin (Ajo), Efren Vazquez (Mahindra), Romano Fenati (San Carlo Team Italia) e Alexis Masbou (Ognetta-Rivacold) completaram a lista dos dez primeiros. Destaque ainda para Livio Loi (Marc VDS Racing Team) que terminou em 15º na estreia na Moto3 e somou o primeiro ponto da carreira.

Ao cabo de três jornadas Viñales é o novo líder com 65 pontos. A quatro de distância está Salom, com Rins em terceiro, seguido de Folger e Khairuddin em quarto e quinto, respectivamente, enquanto Oliveira é neste momento sétimo.