Publicidade

Miguel Oliveira pode ter esperado quatro anos para conseguir a primeira vitória da carreira, mas a verdade é que necessitou de esperar apenas quatro semanas para conquistar o segundo triunfo na Moto3™, à frente de Fabio Quartararo e do líder da classificação Danny Kent. O jovem da Red Bull KTM Ajo fez uma prova brilhante de início ao fim, provando a todos aquilo que tinha afirmado ontem: que tinha um ritmo muito forte. Vindo da sexta posição no grid, o português voou assim que as luzes se apagaram para assumir a liderança da corrida e do que viria a ser um grupo de aguerridos pilotos em arrebatadora luta pela vitória.

Miguel Oliveira conquista importante vitória na Moto3™ em Assen

Miguel Oliveira conquista importante vitória na Moto3™ em Assen

“A estratégia era não estar em primeiro lá [curva Runsak] porque tentei liderar em várias voltas e era sempre ultrapassado,” começou por afirmar Miguel Oliveira. “Por isso, pensei que era melhor ir em segundo. Coloquei-me em boa posição para o ultrapassar e tive sorte em não cair ao defender a minha linha na última chicane. Mas foi uma grande vitória e estou muito contente por mim e pela equipe”.

Com Fabio Quartararo, Romano Fenati, Danny Kent, Enea Bastianini e Jorge Navarro os outros cinco nomes que passaram pela liderança ao longo das 22 voltas da corrida de Moto3™ do Grande Prêmio da Holanda, em Assen, Oliveira nunca perdeu a concentração nem se deixou atemorizar, de tal forma que só por vez deu por si fora dos três primeiros, e mesmo aí não foi alem de quarto por uma só volta.

Publicidade

Avaliando muito bem a performance dos rivais, Miguel Oliveira entrou para a última volta na mesma posição em que começou a corrida, em primeiro, e só por alguns momentos se deixou passar pelo estreante gaulês da Estrella Galicia 0,0 para desferir a estocada final a duas curvas do fim e manter a liderança, cruzando a linha de chegada na frente de todo o pelotão pela segunda vez na carreira.

Enquanto isso, Quartararo também levava a cabo grande prova e só por 0,066s se viu longe da primeira vitória da carreira. Ainda assim, o jovem francês de 16 anos logrou superar o homem da temporada, o britânico Kent. O líder da classificação de Moto3™ cruzou a meta em terceiro, a 0,117s de Oliveira, para garantir o sétimo pódio do que está a ser um brilhante ano para Kent, que voltou a ganhar terreno na geral depois de Bastianini (Gresini Racing Team Moto3), que largou da pole e terminou em sexto.

Em quarto acabou por ficar Jorge Navarro. O espanhol da Estrella Galicia 0,0 não está tendo uma temporada fácil em termos de resultados, mas tem andando sempre entre os primeiros nas últimas corridas e após o sétimo lugar de Mugello e o sexto de Barcelona, conquistou agora o melhor resultado do ano em Assen.

Fechando o Top 5 ficou Fenati. O italiano da SKY Racing Team VR46 fez mais uma grande corrida, mostrando-se sempre muito aguerrido na luta pela vitória, mas a três voltas do final perdeu algum ritmo e não encontrou os argumentos necessários para fazer frente aos demais e acabou por terminar a 0,252s do líder. Uma margem pequena que demonstra bem o quão disputada foi toda a corrida do início a fim.

Publicidade

Os colegas de equipe de Miguel Oliveira na Red Bull KTM Ajo, Brad Binder e Karel Hanika, que lagou da primeira linha do grid, terminaram em sétimo e oitavo, respectivamente, com Niccolò Antonelli (Ongetta-Rivacold) e John McPhee (Saxoprint RTG) a fecharem a lista dos dez primeiros.

Em final de corrida inusitado, Niklas Ajo cruza a linha de chegada de joelhos ao lado da moto

Em final de corrida inusitado, Niklas Ajo cruza a linha de chegada em 16º, de joelhos ao lado da moto

Mas as emoções fortes desta oitava corrida do ano da Moto3™ não se limitaram à luta pela vitória já que Niklas Ajo (RBA Racing Team) protagonizou um dos mais insólitos finais de corrida de todos os tempos. O finlandês rodava em oitavo a uma curva do final quando perdeu o controle da KTM e, depois de umas centenas de metros pendurado do lado direito da moto, acabou por cruzar a linha de chegada em 16º e… de joelhos!

Em termos de Campeonato, Kent soma agora 165 pontos, com Bastianini mantendo a segunda posição (108), mas agora com apenas seis pontos de vantagem sobre Miguel Oliveira. Fenati é quarto, com 86, enquanto Efrén Vázquez (Leopard Racing) perdeu uma posição e é agora quinto com 76 pontos depois da desistência em Assen. Logo atrás surge Quartararo, a dois pontos do espanhol.

Publicidade

Situação do campeonato após 8 etapas – Moto3™:

Moto3_campeonato_27_06

Banner GP Dorna