Publicidade

Já se antecipava um Grande Prêmio de Aragão de Moto3™ absolutamente emocionante, o que ninguém imaginava era um final como aquele a que se assistiu, em que Miguel Oliveira acabou cruzando a linha de chegada isolado na frente de Navarro e Fenati depois dos dois primeiros na classificação cairem em decorrência de incidentes separados na última volta.

Quedas na volta final mudam o panorama do GP de Aragão

Quedas na volta final mudam drasticamente o resultado do GP de Aragão

O português da Red Bull KTM Ajo foi quem largou melhor após o apagar das luzes, disparando do meio da primeira linha do grid para a liderança da corrida. Forte nas frenagens e nas saídas de curvas, Oliveira não se deixou atemorizar pelos ataques dos rivais e mostrou também que não se utilizaria apenas do vácuo na luta pela vitória nesta 14ª corrida do Campeonato de 2015.

Fazendo grandes duelos com o líder da classificação Danny Kent, Niccolò Antonelli, Enea Bastianani, Romano Fenati e até mesmo com o colega de equipe Brad Binder, o lusitano Oliveira acabou levando a melhor sobre os demais ao entrar para a última volta na liderança da corrida. Tudo fazia antever uma disputa acirrada, com o vácuo se mostrando preponderante, mas a verdade foi bem diferente.

Publicidade

Miguel Oliveira: “Queria perder uma posição na última volta para aproveitar o vácuo e pensei nisso até à última chicane. Sabia que a minha moto estava rápida em reta quando rodava atrás de outro piloto, o que me permitia ultrapassar com facilidade. Mas ficar em primeiro também era uma boa opção, pelo que me mantive totalmente á esquerda para proteger a minha linha; se alguém quisesse me ultrapassar teria de o fazer por fora. Normalmente faço essa curva em uma marcha acima, mas no final o importante era vitória e por isso a fiz com uma marcha abaixo”.

O segundo na classificação geral, Bastianini, da Gresini Racing Team Moto3, errou na frenagem na entrada para a Curva 1, na última volta, e acabou por levar consigo Brad Binder, que se preparava para conquistar o primeiro pódio da carreira e dar à Red Bull KTM Ajo magnífica dobradinha. Mas o drama não ficava por aqui. A duas curvas do final o britânico da Leopard Racing, Kent, também errou e acabou cuspido da moto em uma queda espetacular, para também terminar o GP de Aragão sem pontuar.

Quem mais ganhou com isto na corrida foi Navarro. O espanhol da Estrella Galicia 0,0 estreou no pódio com o segundo lugar, isto depois de incrível queda no warm up, enquanto Fenati, da SKY Racing Team VR46, viu-se promovido, quando menos esperava, ao terceiro lugar.

Logo_MotoGP_150x77Enquanto isso, Efrén Vázquez, da Leopard Racing, foi quarto, à frente do germânico Philipp Oettl, da Schedl GP Racing. Atrás deles, completando o Top 10, ficaram Antonelli (Ongetta-Rivacold), Jorge Martín (Mapfre Team Mahindra), Alexis Masbou (Saxoprint RTG), Hiroki Ono (Leopard Racing) e Andrea Migno (SKY Racing Team VR46).

Publicidade

Quem também não acabou a prova devido a queda foram Karel Hanika (Red Bull KTM Ajo), Manuel Pagliani (San Carlo Team Italia), Zulfahmi Khairuddin (Drive M7 SIC), Isaac Viñales (RBA Racing Team) e Darryn Binder (Outox Reset Drink Team).

Em termos de Campeonato, Kent continua isolado na liderança com os mesmos 234 pontos com que chegou a Aragão, seguido de Bastinanini, que também ficou na mesma nesta etapa. Já Oliveira ocupa agora o 3º posto com 159 pontos, seguido de Fenati (155) e com Antonelli (136), fechando o Top 5.

Situação do campeonato faltando apenas 4 etapas:

Moto3_campeonato_27_09

Publicidade

Banner GP Dorna