Publicidade

Miguel Oliveira precisava vencer para ter alguma possibilidade de conquistar o primeiro título de Campeão do Mundo para Portugal, e a verdade é que o piloto da Red Bull KTM Ajo fez tudo que podia desde o apagar das luzes vermelhas. Com uma fantástica largada desde a quarta posição do grid, Oliveira saltou para liderança na primeira curva e controlou a corrida do início ao fim, apesar de em alguns momentos ter chegado a estar em terceiro.

Oliveira venceu mas não conseguiu margem suficiente para ser campeão

Oliveira venceu mas não conseguiu margem suficiente para ser campeão

Sem nunca receber informações do que se passava com o rival Danny Kent (Leopard Racing), Oliveira tratou sempre de recuperar a liderança da prova nos melhores momentos para garantir a sexta vitória e o sexto resultado consecutivo entre os dois primeiros para concluir o seu último ano na Moto3™ na segunda posição da geral, a seis pontos de Kent, com quem fará dupla no próximo ano na Moto2™.

Enquanto isso, atrás dele Efrén Vázquez (Leopard Racing), Romano Fenati (SKY Racing Team VR46), que chegaram a passar pela liderança da corrida, e Niccolò Antonelli (Ongetta-Rivacold) desentendiam-se na última curva e sofriam queda. Um contratempo que dava de bandeja a segunda posição a Jorge Navarro (Estrella Galicia 0,0), que também tinha passado pela primeira posição, e o degrau mais baixo do pódio a Jakub Kornfeil (Drive M7 SIC), isto enquanto Kent se viu promovido ao nono lugar.

Publicidade

O colega de equipe de Oliveira, Brad Binder foi quarto, à frente de Enea Bastianini (Gresini Racing Team Moto3), Isaac Viñales (RBA Racing Team) e do homem da pole John McPhee (Saxoprint RTG). Oitavo acabou por ser Hiroki Ono.  Kent foi nono, enquanto Philipp Oettl (Schedl GP Racing) completou a lista dos dez primeiros.

Danny Kent, campeão mundial de Moto3™ de 2015

Danny Kent, campeão mundial de Moto3™ de 2015

Assim sendo, Danny Kent conquistou o título de Campeão do Mundo de Moto3™ depois de terminar o Grande Prémio Motul da Comunidade Valenciana na nona posição. Com os sete pontos que somou hoje Danny Kent conseguiu a margem necessária para arrebatar o título da categoria menor do Campeonato Mundial de Motovelocidade – MotoGP™.

Kent tornou-se o primeiro britânico a sagrar-se Campeão do Mundo desde Barry Sheene nas 500cc em 1977. O piloto da Leopard dominou a temporada, mas não conseguiu fechar a corrida ao título mais cedo dada uma quebra de sequência e uma excelente recuperação de Miguel Oliveira que nunca ficou fora das duas primeiras colocações nas últimas seis corridas. Kent acabou por garantir o título com seis vitórias, nove pódios e um total de 260 pontos.

Publicidade

Danny Kent: “Não houve nenhum problema com o Ono. O mais importante é que estava controlando a distância para os que vinham atrás já que tinha de terminar entre os 14 primeiros. Não me preocupava muito o fato do Hiroki lá estar. Foi uma libertação absoluta já que podíamos ter conquistado o título nas últimas quatro corridas e não conseguimos. Acabamos por conseguir. Muito obrigado à minha família e à minha equipe, bem como aos patrocinadores e aos meus fãs”.

Resultado final do campeonato de 2015 – Moto3™

Moto3_campeonato_07_11

Banner GP Dorna

Publicidade