Publicidade

A Honda lan‡ou em 1997 um de seus prot¢tipos h¡bridos, a motocicleta Hybrid Two Wheeler, equipada com um motor movido … gasolina e … eletricidade e que possui o MHS (Modulated Hybrid System), sistema de controle eletr“nico que determina qual o combust¡vel mais apropriado para o momento.

Tamb‚m no segmento de h¡bridos, a Honda apresentou em 2004, no JapÆo, dois prot¢tipos de scooters que utilizam fontes alternativas de energia: o Honda Numo, um h¡brido de 50cm3, e o Honda FCMC, movido a hidrogˆnio. Com baixo n¡vel de emissÆo de gases, economia e amplo espa‡o sob o assento para guardar objetos, o Honda Numo tem um motor a gasolina e um el‚trico, cujas baterias recarregam automaticamente em paradas e desacelera‡äes. J  o Honda FCMC, de 125cm3, utiliza o sistema Honda FC Stack, que consiste em um ultracapacitador para armazenar energia, similar ao instalado no autom¢vel Honda FCX.

Al‚m dos scooters, a Honda apresentou ainda o prot¢tipo Moped-EV, uma minimoto com motor el‚trico, ideal para a locomo‡Æo di ria. Compacto e leve, o modelo tem 1,29m de comprimento e apenas 44kg. Sua bateria de n¡quel hidrogˆnio possui a mais avan‡ada tecnologia em c‚lula de combust¡vel. Outro destaque ‚ a facilidade de pilotagem, resultado do acelerador de dois est gios, localizado sob a manopla direita, de f cil opera‡Æo mesmo para motociclistas menos experientes.