Publicidade

Retorno da Cofins no final de setembro afeta o mercado duas rodas. No comparativo com mesmo período do ano passado, começo da crise mundial, vendas internas têm recuperação de 20%

O setor duas rodas não reagiu conforme a expectativa no mês de outubro. É o que aponta balanço divulgado pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) nesta semana.

Segundo a entidade, a produção de motocicletas registrou uma baixa de 13% em relação a setembro, com a fabricação de 137.446 veículos, ante 159.104 do mês anterior. No comparativo com 2008, quando foram produzidas 155.819 unidades, a queda é de 11,8%. Segundo a entidade, a baixa na produção foi devido a ajustes nas instalações das fábricas para atender aos modelos 2010.

Retorno da Cofins – As vendas para o mercado interno – concessionárias – registraram queda de 2% no comparativo com o mês anterior, com a comercialização de 145.883 veículos, contra 148.824 de setembro.

Publicidade

“O retorno da Cofins afetou o mercado. A cobrança, que é de 3% sobre o valor do produto, estava isenta desde abril e retornou no fim de setembro, causando uma pequena baixa. Porém, estamos confiantes de que neste término de ano, com a liberação dos 13os. salários, o mercado reaqueça”, afirma Takeuchi.

Os números das vendas demonstram que a crise mundial está se afastando do segmento: outubro de 2008, primeiro mês da instabilidade econômica, registrou vendas de 121.493 motocicletas, números 20% menores do que os atuais.

“O mercado está se recuperando, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. As dificuldades na liberação de financiamentos, com exigências de entradas e comprovação de renda, continuam afetando a comercialização das motocicletas. Mas acreditamos que, com as bonificações de final de ano, muitos consumidores poderão superar essas barreiras nos próximos meses”, conclui Takeuchi.

Nas exportações, o setor apontou alta de 17,9% ante setembro – 5.081 unidades contra 4.308 no mês anterior.

Publicidade