Publicidade

Jorge Lorenzo voltou a vencer no dramático Grande Prêmio Hertz da Inglaterra, em Silverstone, batendo o líder do Campeonato Marc Márquez por menos de um décimo de segundo. Dani Pedrosa completou o pódio com o herói da casa Cal Crutchlow chegando apenas em sétimo.

Batalha eletrizante entre Lorenzo e Márquez nas últimas voltas

Batalha eletrizante entre Lorenzo e Márquez nas últimas voltas

No sábado Márquez conquistou a terceira pole em cinco corridas, mas viu a participação no Grande Prêmio Hertz da Inglaterra em risco ao deslocar o ombro esquerdo em consequência de queda no Warm-Up da manhã de domingo. Depois de receber luz verde no centro médico do circuito para participar, o jovem de 20 anos da Repsol Honda Team liderou a primeira linha do grid com Jorge Lorenzo, da Yamaha Factory Racing, e Crutchlow, da Monster Yamaha Tech3, nas outras duas posições.

Lorenzo fez mais uma forte largada e passou para a primeira posição na curva Copse. Numa quase repetição do desempenho no fim-de-semana passado em Brno, ele defendeu-se muito bem dos pilotos da Repsol Honda Team. Márquez tirou, conseguiu estar na liderança após a curva Brooklands a duas voltas do final, mas Lorenzo recuperou a liderança frear mais dentro na curva Vale.

Publicidade
Lorenzo vence em Silverstone

Lorenzo vence em Silverstone

Na última volta Márquez voltou a ultrapassar Lorenzo mas este conseguir recuperar a primeira posição em espetacular manobra na curva Brooklands, que teve até um pequeno contato entre as duas motos. Os dois primeiros cruzaram a linha de chegada separados por apenas 0,081 segundos, o que  fez de Silverstone, tal como tinha acontecido em Brno, um dos finais mais emocionantes da temporada.

Com problemas de aderência, Pedrosa ficou a segundo e meio, não tendo sido capaz de tirar vantagem da disputa à sua frente. Em quarto ficou Rossi que perdeu posições após forte largada para depois se ver de novo envolvido em animada disputa com Álvaro Bautista (GO&FUN Honda Gresini), enquanto Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP) foi sexto.

Não tendo alinhado na corrida em casa em 2011 e largando do final do grid em 2012, Cal Crutchlow esperava estar muito mais forte neste fim-de-semana em Silverstone. Ele sofreu duas quedas no sábado e mais uma no warm-up de domingo de manhã e depois pagou o preço de fraca largada; o piloto da Tech3 caiu de 3º para 6º na largada. Ele ainda perdeu mais uma posição para terminar em sétimo, com Bautista, que largou em oitavo, a passá-lo no final da primeira volta.

Publicidade
Marc Márquez foi um dos protagonistas de intensa batalha nas voltas finais do Grande Prêmio da Inglaterra

Marc Márquez foi um dos protagonistas de intensa batalha nas voltas finais do Grande Prêmio da Inglaterra

O companheiro de equipa de Crutchlow, Bradley Smith foi superado por Nicky Hayden, que terminou em oitavo, com o piloto da casa ficando em nono.

Andrea Dovizioso caiu na penúltima volta, juntando-se a Lukas Pesek (Came IodaRacing Project, caiu na segunda volta) fora da pista, o que levou Aleix Espargaró (Power Electronics Aspar) a estar entre os dez primeiros apesar de dedo fraturado e da lesão no pescoço após a queda de sábado. Ele foi o melhor piloto CRT à frente de Michael Laverty(PBM), que foi 19º, à frente de do companheiro de equipe colombiano Yonny Hernandez.

Com a sequência de três corridas seguidas (Indianápolis, Brno e Silverstone) terminada, o MotoGP™ regressa dentro de duas semanas com o GP Aperol de São Marino e da Riviera di Rimini, no Misano World Circuit Marco Simoncelli.

Publicidade

A seis corridas do final da temporada o estreante Márquez soma mais 30 pontos de Pedrosa classificação, com o vencedor da corrida de domingo e Campeão do Mundo Lorenzo em terceiro, agora a 39 pontos do líder.