Marc Márquez Repsol Honda Team em Brno na República Checa

MotoGP™: Márquez conquista 5ª vitória na temporada

Marc Márquez fez história no MotoGP™ ao vencer este o Grande Prêmio Bwin da República Checa deste domingo, para tornar-se o primeiro estreante a conseguir cinco vitórias na temporada de estreia. Desta vez o piloto da Repsol Honda Team levou a melhor após intensa luta com o companheiro de equipe Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo, da Yamaha Factory Racing.

Marc Márquez fatura a quinta vitória na sua temporada de estréia

Marc Márquez fatura a quinta vitória na sua temporada de estréia

 

Depois do warm-up matinal, sob céu nublado, os pilotos esperavam um Grande Prêmio com pista molhada. Apesar da chuva ter marcado presença, chegando até a justificar a apresentação das bandeiras brancas na 14ª volta, o tempo não sofreu grandes alterações.

Na frente do grid, Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech3) largou da pole pela segunda vez neste ano.  Márquez correu com um misto de paciência, agressividade e também defesa. O piloto de 20 anos ficou aborrecido na qualificação, mas estava a um segundo atrás de Lorenzo após a fantástica largada do Campeão do Mundo. A dupla trocou de lugares por várias vezes, com a última ultrapassagem acontecendo na Curva 3, a menos de quatro voltas do final.

Marc Márquez Repsol Honda Team em Brno na República Checa

Marc Márquez Repsol Honda Team em Brno na República Checa

Pedrosa também se desenvencilhou de Lorenzo, mas nas duas últimas voltas o vencedor do ano passado em Brno já não tinha tempo para superar o companheiro de equipe, que terminou com três décimos de vantagem. Em quarto ficou o companheiro de equipe de Lorenzo, Valentino Rossi, que acabou levando a melhor no duelo que durou toda a corrida com Álvaro Bautista (GO&FUN Honda Gresini), enquanto Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP) fez prova tranquila rumo a mais um sexto posto. O germânico levou a melhor sobre a dupla da Ducati Team, Andrea Dovizioso e Nicky Hayden, que voltou a disputar grande duelo.

O Top 10 contou ainda com Andrea Iannone (Energy T.I. Pramac Racing) e Aleix Espargaró (Power Electronics Aspar), que terminou com um segundo de vantagem sobre o rival das CRT Colin Edwards (NGM Mobile Forward Racing), este último largando melhor posicionado no grid. Na segunda volta a colisão entre Héctor Barberá (Avintia Blusens) e Claudio Corti (NGM Mobile Forward Racing) levou ao abandono dos dois pilotos, com o italiano tendo que ser submetido a raios-x da mão direita. As outras duas desistências foram do piloto da casa Lukas Pesek (Came IodaRacing Project) e de Bradley Smith (Tech3), ambos ficando fora da prova na terceira volta. Frustração também para o homem da pole; Crutchlow caiu quando estava em quarto, na 8ª volta, enquanto Karel Abraham (Cardion AB Motoracing) não conseguiu pontuar em casa.

O próximo encontro da MotoGP™ acontece no próximo fim-de-semana no Grande Prêmio Hertz da Inglaterra, última de uma sequência de três provas consecutivas. Márquez lidera o campeonato com 213 pontos, 26 a mais que Pedrosa e 44 a mais que Lorenzo.