Publicidade

Marc Márquez aumentou as possibilidades de se tornar um estreante Campeão do Mundo de MotoGP™ depois de ter conseguido a sexta vitória de 2013 no Grande Prêmio Iveco de Aragão. O atual Campeão do Mundo Jorge Lorenzo foi ultrapassado pelo novato quando ocupava a segunda colocação, enquanto Dani Pedrosa sofreu queda e desistiu na sexta volta.

Marc Márquez cada vez mais perto do título na sua temporada de estréia

Marc Márquez cada vez mais perto do título na sua temporada de estréia

Márquez mais uma vez não largou bem, não tirando proveito da da sétima pole da temporada, sendo superado por Lorenzo na largada e iniciando então bom duelo com o colega de equipe na Repsol Honda Team, Dani Pedrosa, que voltou à primeira fila do grid após estar ausente desde Indianápolis.

Publicidade
Márquez passa pela área de escape enquanto Pedrosa é catapultado da moto logo após toque de raspão entre ambos

Márquez passa pela área de escape enquanto Pedrosa é catapultado da moto logo após toque de raspão entre ambos

O momento crítico da tarde, e talvez decisivo em termos de Campeonato do Mundo de 2013, surgiu na 6ª volta com as duas Hondas reduzindo a vantagem de Lorenzo na frente; Márquez estava em terceiro e errou ao frear na Curva 12. Momentos depois, Pedrosa foi dramaticamente cuspido da moto, sendo mais tarde confirmado que os dois colegas de equipe chegaram a tocar-se. O momento permitiu a Lorenzo aumentar a vantagem para 1,7s, se bem que foi alcançado por Márquez e ultrapassado na mesma curva após mais oito voltas.

A liderança do Campeonato passou agora a ser de 39 pontos quando estão ainda 100 pontos em jogo. O colega de equipe de Lorenzo, Valentino Rossi, terminou no pódio pela primeira vez desde Laguna Seca, superando os rivais Álvaro Bautista (GO&FUN Honda Gresini), Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP) e Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech3) de um animado duelo a quatro. Bradley Smith (Tech3), a dupla da Ducati Team, Andrea Dovizioso e Nicky Hayden, e Andrea Innone (Energy T.I. Pramac Racing) completaram o Top 10, enquanto Aleix Espargaró (Power Electronics Aspar) foi, uma vez mais, o melhor piloto CRT em 11º.

Foram cinco os pilotos que não terminaram. Pedrosa desistiu pela primeira vez este ano e no dia do 28º aniversário, enquanto Michael Laverty (PBM) e Danilo Petrucci (Came IodaRacing Project) ficaram fora de ação na primeira volta num incidente que envolveu ainda Scassa. No retorno ao MotoGP™ o australiano Damian Cudlin teve problemas de caixa, enquanto Héctor Barberá (Avintia Blusens) desistiu nos boxes depois de ter trocado de moto após se deparar com problemas antes do início da corrida na moto principal.

Publicidade

Com quatro corridas ainda por disputar, a temporada de 2013 do MotoGP™ prossegue dentro de duas semanas no Grande Prémio Shell Advance da Malásia.