OS NÚMEROS DO GRANDE PRÊMIO BWIN DA REPÚBLICA CHECA
Neste fim-de-semana (24 e 25) o Circuito de Brno recebe a 11ª etapa da temporada de 2013 da MotoGP™. Sabia que Marc Márquez já venceu 30 Grandes Prêmios na sua ainda curta carreira no Campeonato do Mundo? Estes e outros números é o que você verá a seguir:
77 – O segundo lugar de Dani Pedrosa em Indianápolis foi o seu 77º pódio na categoria rainha dos Grandes Prêmios, apenas um a menos um que o tetra-Campeão do Mundo de 500cc Eddie Lawson. Apenas três pilotos contam com mais resultados nas três primeiras colocações na categoria rainha que Lawson e Pedrosa: Valentino Rossi (145 pódios), Mick Doohan (95) e Giacomo Agostini (88).
39 anos – No dia da corrida em Brno passam-se exatamente 39 anos da vitória de Phil Read na corrida de 500cc do GP da Checoslováquia de 1974, à frente do companheiro de equipe Gianfranco Bonera. Esta foi a última vez que a MV Agusta conquistou uma dobradinha em Grandes Prêmios.
33 anos – No dia dos treinos qualificatórios em Brno passam-se exatamente 33 anos do dia em que Jon Ekerold levou a melhor na disputa decisiva com Toni Mang na última corrida de 350cc da temporada de 1980, em Nurburgring. Os dois pilotos estavam empatados em pontos na chegada à Alemanha e impuseram forte ritmo na lutar pela vitória e terminaram com mais de 30 segundos de vantagem sobre o anterior Campeão Johnny Cecotto, que terminou em terceiro.
30 – A vitória de Marc Márquez em Indianápolis foi a 30ª presença do espanhol no degrau mais alto do pódio na sua carreira em Grandes Prêmios – o mesmo número de vitórias que Luigi Taveri ao longo de toda a sua carreira. Mais uma vitória deixará Márquez em igualdade com Kork Ballington e Eddie Lawson.
26 anos – No primeiro dia de treinos do GP da República Checa passam-se exatamente 26 anos do dia em que Wayne Gardner venceu a primeira corrida de 500cc disputada no presente circuito de Brno, em 1987.
25 – O quinto lugar de Dominique Aegerter em Indy foi a 25ª corrida consecutiva em que terminou pontuando. A última corrida em que ele ficou sem marcar foi quando terminou em 18º, na primeira temporada do ano passado no Qatar. Além disso, essa foi a única vez nas últimas 36 corridas de Moto2™ em que Aegerter não somou pontos.
19 – No dia da qualificação em Brno o mais jovem piloto da Moto2™ – o indonésio Rafid Topan Sucipto – festeja o 19º aniversário. Um dia antes, o nipônico da Moto3™ Hyuga Watanabe celebra também 19 anos.
18 – Esta será a 18ª presença de Valentino Rossi em Brno. Além de Brno, Jerez é o outro traçado onde Rossi participou em todas as corridas desde que se estreou em Grandes Prêmios.
9 – Maverick Viñales esteve no pódio nas nove primeiras corridas do ano. Apenas um piloto em 65 anos de história dos Grandes Prêmios apresenta uma sequência de pódios mais longa desde o início do ano na classe de Moto3/125cc: Fausto Gresini, que venceu as dez primeiras corridas da temporada de 1987 .
6 – Valentino Rossi já venceu em Brno com seis motos diferentes: 125cc Aprilia, 250cc Aprilia, 500cc Honda, 990cc Honda, 990cc Yamaha e 800cc Yamaha.
“UM HOMEM QUE ADMIRO E DE QUEM GOSTO”, DIZ HERVÉ PONCHARAL SOBRE CAL CRUTCHLOW
Hervé Poncharal revelou o que sente por perder o piloto Cal Crutchlow no final da desta temporada da MotoGP™. O britânico, que faz parte da Monster Yamaha Tech3 de Poncharal desde 2011, vai juntar-se à Ducati Team em 2014.
Em conversa com o motogp.com, numa entrevista exclusiva, o Diretor Esportivo Poncharal falou primeiro sobre a contratação de Espargaró: “O intervalo de Verão foi marcado primeiro pela saída da equipe do Cal e depois pelas boas notícias da entrada do Pol na equipe em 2014. Vendo o que o Pol está a fazer na Moto2, estou certo que vai ser sucesso instantâneo. Acredito que que ele vai estar entre os cinco, seis primeiros muito cedo. Estou muito animado porque a equipe vai ter o Bradley Smith e o Pol Espargaro, ambos vindos da Moto2 e vão puxar muito um pelo outro”.
O gaulês continuou descrevendo abertamente a relação de proximidade com Crutchlow, tanto como piloto, como amigo, assim como o seu futuro: “Já disse muitas vezes mas quero voltar a dizê-lo: O Cal é um piloto muito especial para mim. Já tivemos muitos pilotos, são 30 anos de trabalho – pelo que é fácil imaginar quantos já tivemos! O Cal vai ficar na nossa memória como um dos melhores. O que querem que eu faça, que chore? Tenho uma relação incrível com ele, na pista e fora dela. É um piloto que respeito muito e um homem que admiro e de quem gosto. Não fico contente por perdê-lo, mas por outro lado ele tomou uma decisão que penso ser muito importante na sua carreira; vai ser piloto oficial, vai ter um ordenado decente e, se conseguir fazer as coisas funcionarem onde alguns grandes nomes falharam, penso que será muito emocionante. Vamos continuar a segui-lo; ele vai continuar a vir comer na nossa casa, vai continuar a visitar-nos entre corridas nas nossas instalações e quem sabe o que vai acontecer? Dentro de dois, ou três anos ele pode estar outra vez connosco”.
“Enquanto diretor da Tech3, tentei fazer-lhe a melhor proposta possível. Enquanto amigo, falamos. Por vezes é difícil gerir a Tech3 e tentar dar-lhe conselhos ao mesmo tempo – como qualquer outro piloto, o Cal procurava conselhos e foi uma grande decisão para ele. Acredito que fez uma boa escolha. Não sei se será a mais acertada … [pausa]… Acredito que foi a escolha certa. Ele vai ser piloto de fábrica, tem um grande desafio pela frente e terá o apoio de muitos técnicos de topo”.
O atual companheiro de equipe de Cruchlow, Bradley Smith, também está triste por ver o compatriota partir, mas está desejoso por voltar a lutar com o antigo rival Espargaró. “Estou muito desapontado por ver o Cal partir”, diz Smith. “É muito bom tê-lo no box porque ele cria uma grande atmosfera. O Pol é alguém contra quem corri durante toda a minha carreira; os nossos caminhos foram muito semelhantes ao longo das nossas carreiras. Vai ser bom ter alguém da mesma idade e ele vai ser um estreante como eu. (Contudo) vai ser apenas mais um – e um que tenho de tentar bater”.
BRASIL RECEBE A MOTOGP™ EM 2014
O Campeonato do Mundo de MotoGP™ vai regressar ao Brasil em 2014, no Autódromo Internacional Nelson Piquet de Brasília, sujeito a Homologação FIM.
Na segunda-feira (19) o circuito de Brasília foi visitado por oficiais do MotoGP™ e autoridades locais antes de serem revelados à imprensa os planos para um novo Grande Prêmio. Ao lado das autoridades, incluindo Agnelo dos Santos Queiroz Filho, Governador do Distrito Federal, o CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta, anunciou que o Campeonato do Mundo poderá voltar ao país durante a segunda metade da temporada de 2014.
Uma proposta por parte das autoridades brasileiras e o promotor local IMX, detalhando o projeto, vai ser apresentada à Comissão de Segurança durante o próximo Grande Prémio Hertz da Inglaterra, em Silverstone. Espera-se que depois disso seja dada luz verde para o início da reconstrução total do circuito de Brasília, o que deverá começar em dezembro de 2013 e terminar em Abril, ou Maio, de 2014. Por outro lado, a homologação FIM será indispensável para a confirmação oficial da etapa brasileira, que deverá ser disputado na segunda metade da temporada de 2014 da MotoGP™.
Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports: “O Brasil é um dos mercados de motociclismo mais importantes do mundo. Voltar ao Brasil é um desejo de toda a família da MotoGP™ há muitos anos e é um tema de grande relevância para nós. Até agora tem sido impossível porque, como todos sabem, o mais importante para nós é a segurança. Penso que é mesmo fantástico. Neste momento o Brasil está envolvido em muitos projetos grandes, como a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos, pelo que também é muito importante para eles – não apenas para o Governo Federal, mas também para o promotor IMX; eles estão totalmente empenhados em fazer um bom trabalho”.
A última vez que a MotoGP™ visitou o Brasil foi em 2004, quando a corrida da categoria rainha – que recebeu o nome de Grande Prêmio do Rio – foi ganha por Makoto Tamada. O Brasil vai tornar-se a segunda nova corrida sul americana no calendário do próximo ano, com a Argentina tendo a outra prova.
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