Publicidade

NESTE DOMINGO TEM MOTOGP™ NO QATAR
Após quatro meses de intervalo, a MotoGP™ está de volta neste domingo (23/3)

Começa no próximo domingo (23) a temporada 2014 da MotoGP™

Começa no próximo domingo (23) a temporada 2014 da MotoGP™

A temporada 2014 da MotoGP™ vai recomeçar neste domingo, 23/3), com a primeira corrida no Grande Prêmio Commercial Bank do Qatar, no Circuito de Losail, no Qatar. Para o delírio dos fãs da motovelocidade, a disputa da temporada promete ser acirrada entre os integrantes do “quarteto fantástico” da MotoGP™ – Marc Márquez, Jorge Lorenzo, Valentino Rossi e Dani Pedrosa – que não poderá perder de vista o novo nome da Ducati, Cal Crutchlow, que promete dar muito trabalho ao quarteto.

Publicidade

O fabuloso Circuito Internacional de Losail situa-se nos arredores de Doha, capital do Qatar. Construído em pouco mais de um ano, a pista custou 58 milhões de dólares e exigiu 24 horas diárias de dedicação de quase 1000 trabalhadores para que tudo estivesse concluído a tempo do evento inaugural, o Grande Prêmio Marlboro do Qatar, a 2 de Outubro de 2004.

O traçado, com 5,4 quilómetros fluidos, está rodeado de erva artificial cujo objectivo é evitar que a areia do vizinho deserto seja arrastada para a pista. A reta de chegada tem mais de um quilômetro e a pista apresenta uma boa mistura de curvas de velocidade média e alta, incluindo umas esquerdas rápidas muito apreciadas pelos pilotos.

Quarteto fantástico da MotoGP: Márquez, Lorenzo, Pedrosa e Rossi

Quarteto fantástico da MotoGP: Márquez, Lorenzo, Pedrosa e Rossi

Em 2008 o Qatar realizou o primeiro Grande Prêmio noturno da história após a construção do sistema permanente de iluminação artificial. A mudança para as corridas noturnas foi um sucesso e assim tem sido desde então, o que transformou a prova do Qatar em uma das mais espetaculares do calendário de MotoGP™.

Publicidade

Detalhes do Circuito de Losail:

Circuito de Losail, no Qatar

Circuito de Losail, no Qatar

Horário brasileiro das corridas
Transmissão: SporTV

Moto3™    ► 13h00
Moto2™    ► 14h20
MogoGP™ ► 16H00

Publicidade

OS NÚMEROS DA PROVA DE ABERTURA DA TEMPORADA NO QATAR
Uma selarão dos números mais relevantes do Grande Prêmio Commercial Bank do Qatar de 2014, a primeira corrida do Campeonato do Mundo de MotoGP™ deste ano.

249 – A Honda precisa de apenas mais uma vitória de MotoGP™ para se tornar o primeiro construtor a chegar às 250 vitórias na categoria rainha dos Grandes Prêmios.

112 – A vitória de Jorge Lorenzo na última corrida de 2013 foi o seu 112º pódio em todas as classes dos Grandes Prêmios. Este é o mesmo número de pódios conseguidos por Mike Hailwood ao longo da carreira de Grandes Prêmios. Apenas cinco outros pilotos contam com mais pódios Valentino Rossi (183), Giacomo Agostini (159), Angel Nieto (139), Dani Pedrosa (125) e Phil Read (121).

52 – A vitória de Jorge Lorenzo em Valencia foi a 52ª vez que esteve no degrau mais alto do pódio de Grandes Prêmios, o mesmo número dos pódios conseguidos por Phil Read ao longo dos 15 anos de carreira. Apenas cinco outros pilotos contam com mais vitórias que Lorenzo: Giacomo Agostini (122), Valentino Rossi (106), Angel Nieto (90), Mike Hailwood (76) e Mick Doohan (54).

35 – Com 35 anos e 35 dias de idade no dia da corrida no Qatar, Valentino Rossi passará a ser o mais velho antigo Campeão do Mundo da categoria rainha a alinhar numa corrida desde Giacomo Agostini em 1977.

33 – O 10º lugar de Dominique Aegerter na última corrida de Moto2™ de 2013 foi a 33ª corrida consecutiva em que terminou no pódio. A última corrida em que ficou fora dos pontos foi no Qatar, em 2012, quando terminou em 18º. Caso termine este fim-de-semana nos 15 primeiros, Aegerter igualará o recorde da mais longa sequências de pódios da categoria intermédia dos Grandes Prêmios; o feito foi atingido por Luca Cadalora com 34 GPs consecutivos a pontuar na classe de 250cc entre 1990 e 1992.

28 – Andrea Dovizioso celebra 28 anos no dia da corrida no Qatar.

20 – Os pilotos espanhóis venceram as últimas 20 corridas nas três classes; um recorde no que toca à mais longa sequência de vitórias em GPs por uma nação. A última corrida que foi ganha por um piloto não espanhol foi a corrida de Moto2 de Silverstone, com a vitória de Scott Redding.

11 – Esta será a 11ª vez que um Grande Prêmio tem lugar no Circuito Internacional de Losail, e a sétima sob as luzes artificiais. A Yamaha é a marca mais bem sucedida da categoria rainha no circuito (cinco vitórias); a Ducati soma três e a Honda duas.

8 – Este será o oitavo ano consecutivo em que o Circuito Internacional de Losail recebe o primeiro Grande Prêmio da temporada; o primeiro foi em 2007.

5 – Os dois pilotos com mais vitórias em GPs em Losail, cinco cada um, são Casey Stoner (4 x MotoGP, 1 x 250) e Jorge Lorenzo (2 x MotoGP, 2 x 250 e 1 x 125).

3Jorge Lorenzo venceu as últimas três corridas de MotoGP de 2013 e uma vitória no Qatar representará a primeira sequência de quatro vitórias seguidas do piloto espanhol em GPs.

2 – Após quatro temporadas de Moto2™, há agora apenas dois pilotos que competiram nas 68 corridas já disputadas: Dominique Aegerter e Simone Corsi.