Publicidade
Pouco antes da grelha do MotoGP™ chegar a Sepang para o Grande Prémio de Motociclismo da Malásia, o motogp.com traz-lhe os números e factos mais importantes do evento.

Pouco antes da grelha do MotoGP™ chegar a Sepang para o Grande Prémio de Motociclismo da Malásia, o motogp.com traz-lhe os números e factos mais importantes do evento.

280 – Casey Stoner somou 280 pontos na época de 2008 quanto terminou o campeonato do mundo em segundo, atrás de Valentino Rossi; este foi o maior total de pontos na categoria rainha por parte de um piloto que não venceu o título.
Este recorde será batido este ano por Jorge Lorenzo, ou por Dani Pedrosa, ambos já com 280 somados em 2012.

28 – Após ter terminado em segundo atrás de Dani Pedrosa no Japão, Jorge Lorenzo conta agora com 28 pontos de vantagem na classificação e pode, assim, conquistar o título na Malásia se vencer e Pedrosa não terminar acima de 13º. Se Lorenzo vencer o título este ano torna-se no primeiro espanhol a conquistar dois ceptros mundiais na categoria rainha.

22 – Esta é a 22ª vez que a Malásia recebe um Grande Prémio. O primeiro GP malaio teve lugar no circuito de Shah Alam, em 1991, onde continuou até 1997. O evento de 1998 disputou-se em Johor e Sepang tem sido o palco da prova desde 1999.

Publicidade

21 – No dia da qualificação de Sepang o piloto malaio Zulfahmi Khairuddin celebra o 21º aniversário.
20 – A vitória de Dani Pedrosa no GP do Japão foi a sua 20ª presença no mais alto do pódio na classe de MotoGP. Este é o mesmo número de vitórias em GPs da categoria rainha conquistados pelo bi-campeão do mundo de 500cc Freddie Spencer.

16 anos – No dia da qualificação na Malásia passam exactamente 16 anos sobre o dia em que Loris Capirossi, aos comandos de uma Yamaha, venceu pela primeira vez nas 500cc. A vitória teve lugar no Grande Prémio da Austrália de 1996, em Eastern Creek, e depois de Alex Crivillé ter colidido com o líder da corrida e companheiro de equipa Mick Doohan na última curva, o que levou à queda de ambos.

10 anos – No dia da qualificação em Sepang passam exactamente dez anos sobre o dia em que Jeremy McWilliams (Team KR Proton) se tornou no último homem a partir da pole position na categoria rainha com uma máquina a 2 tempos. O feito foi conseguido no Grande Prémio da Austrália, em Phillip Island, e foi também a primeira pole por parte de um piloto com pneus Bridgestone.

8 anos – A Honda não vence em Sepang na classe de MotoGP desde que Valentino Rossi ganhou a corrida de 2003 aos comandos da RC211V de 990cc.

Publicidade

5 – A Yamaha é o construtor mais bem sucedido na classe de MotoGP em Sepang, com cinco vitórias; os pilotos Ducati venceram em Sepang por três vezes e a Honda conta com uma só vitória.|

5 – O triunfo de Dani Pedrosa no GP do Japão foi a sua quinta da época. Este é o mais total de triunfos por parte do espanhol numa só época desde que passou para a classe de MotoGP em 2006.

3 – No Grande Prémio do Japão todos os pilotos do pódio do MotoGP eram espanhóis. Esta foi a primeira vez que tal aconteceu nos 64 anos de história dos Grandes Prémios no que toca à categoria rainha.